img

Florianópolis, 07/05/2024




ESPORTES

Gustavo Kuerten comemora em 2017 o aniversário dos 20 anos de sua vitória inédita em Roland Garros

Publicado em 26/05/2017


Reprodução da Internet
Gustavo Kuerten comemora em 2017 o aniversário dos 20 anos de sua vitória inédita em Roland Garros

O Guga – The legendary victory of Gustavo Kuerten in 1997- Roland-Garros




Para relembrar os detalhes da campanha de Guga em 1997, a Federação Francesa de Tênis (FFT) produziu um mini-documentário para homenagear o brasileiro que aos vinte anos surpreendia o mundo ao vencer o espanhol Sergi Bruguera, na final do Grand Slam francês.

Com o título “O Guga – The legendary victory of Gustavo Kuerten in 1997- Roland-Garros”, o material gravado em Florianópolis é mesclado por imagens do acervo da família, jogos e bastidores da primeira experiência de Guga como campeão.  Gravado em março, o mini-doc traz, em pouco mais de 19 minutos, depoimentos dos personagens que acompanharam de perto o desafio do tenista catarinense que marcou definitivamente a história do tênis mundial.

Além de reflexões do próprio Guga que considera a vitória de 1997 “a maior façanha da minha carreira”, o vídeo da FFT, apresenta os bastidores das duas semanas que antecederam a final do dia 8 de junho de 1997. O irmão Rafael Kuerten, responsável pelo gerenciamento da carreira de Guga desde o início, recorda momentos cruciais vividos pelo tenista brasileiro que entrava em quadra com o memorável uniforme azul e amarelo.

Dona Alice Kuerten conta detalhes da personalidade de Guga e de como a família lidou com a morte do pai, Aldo Kuerten, quando Guga tinha apenas oito anos. Ela assistiu em casa os jogos ao lado do filho caçula, Guilherme, antes de embarcar com a mãe D. Olga para Paris para acompanhar a semifinal contra o belga Filip Dewulf e, na sequência, testemunhar Gustavo Kuerten erguendo pela primeira vez a Copa dos Mosqueteiros.

O vídeo traz ainda o depoimento de Carlos Alves, um dos primeiros professores de tênis, na quadra da Astel, onde Guga começou a praticar o esporte aos seis anos, e Sérgio Vianna, amigo de infância do tricampeão de Roland Garros. A entrevista com Guga foi gravada em dois momentos distintos: na Sala de Troféus do Grupo Guga Kuerten que reúne boa parte dos troféus e da memorabília da trajetória do tenista, e na quadra de saibro do Hotel Maria do Mar, local especial para Guga já que foi construída há quatro mãos.

Ele e Larri Passos, decidiram construir a quadra para poder ter “um local para treinar com toda a liberdade”. Quadra onde o então “futuro” campeão de Roland Garros se dedicou com garra para poder chegar até a final do Aberto da França e protagonizar uma “partida irretocável”, segundo definição do tenista que se despediu do circuito profissional em 2008, com 20 títulos em simples e 8 em duplas.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade