img

Florianópolis, 27/04/2024




GERAL

Audiência na Fiesc discute implantação do Programa Catarinense de Agroenergia

Publicado em 24/04/2017


Guilherme Garcia/FIESC
Audiência na Fiesc discute implantação do Programa Catarinense de Agroenergia



Os avanços nos trabalhos de implantação do Programa Catarinense de Agroenergia, realizados pelo Comitê do Biogás, foram apresentados ao presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Glauco José Côrte, nesta segunda-feira, 24.

De acordo com o presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, deputado Natalino Lázare, o programa visa transformar o impacto da suinocultura no meio ambiente, causado pela geração de dejetos, em energia. “Além de baratear os custos de produção energética no Estado, o projeto também é ambiental e socialmente correto, pois estaremos transformando dejetos poluidores em energia para o desenvolvimento da agricultura catarinense”, ressalta o deputado.

Com apoio financeiro do Banco Mundial e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, uma consultoria foi contratada para a proposição de um Marco Legal, amparado em estudos de modelo tecnológico, de viabilidade econômica e de modelo de negócio que dará as diretrizes necessárias para a implantação no sistema em Santa Catarina. Os dados deste estudo devem ser apresentados no mês de junho.

Participaram da reunião, o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, A coordenadora de Projetos para Energias Renováveis da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Iara Dreger, o advogado tributário da Andersen Ballão Advocacia e representantes da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

Biodigestor

Biodigestor é um tanque protegido do contato com o ar atmosférico, onde a matéria orgânica contida nos efluentes é metabolizada por bactérias anaeróbias (que se desenvolvem em ambiente sem oxigênio). Neste processo, os produtos obtidos são: o biogás para a queima direta ou para a geração de eletricidade, biometano e o digestato (biodigerido) que deve se transformar em biofertilizante (seco, semi-seco ou líquido), todos mineralizados. 

O biogás é um combustível. Se usado para a geração de eletricidade é enviado através de canalização para motores, que geram a energia a ser distribuída em rede elétrica ou utilizada na propriedade. Se usado para a produção de biometano é igualmente enviado por canalização a um depurificador que produz o biometano e o CO2, ambos com valor comercial. O biometano tem qualidades técnicas similares ao gás natural, definidas pela resolução 8/2015 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e pode ser comercializado em botijões, em postos de combustíveis, ou disposto na rede de distribuição de gás natural.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade