img

Florianópolis, 07/05/2024




TURISMO

Secretários estaduais de turismo apoiam transformação da Embratur em agência de fomento

Publicado em 05/04/2017


Secretários estaduais de turismo apoiam transformação da Embratur em agência de fomento

Presidente Vinicius Lummertz e o diretor Gilson Lira participaram da reunião do Fornatur.




No "manifesto em favor do turismo brasileiro", eles defendem o novo formato do Instituto e protestam contra o corte anunciado pelo governo no orçamento do Ministério do Turismo, da ordem de 68%.

Os secretários estaduais de turismo estão apoiando de forma incisiva a transformação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) em uma agência nos moldes da APEX-Brasil ou do Sebrae. Reunidos para uma sessão ordinária do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), nesta quarta-feira (5), em São Paulo (SP), durante a WTM Latin America, os secretários que integram o fórum lançaram um documento.  

Num trecho do documento, referendado por todos os secretários presentes, os responsáveis pelas políticas de turismo em seus estados, destaca-se: "apoiamos, ainda, de forma veemente, a transformação da Embratur em serviço social autônomo. Uma agência nos moldes da APEX, com agilidade para movimentar recursos no sentido de promover o Brasil a ponto de elevar o patamar atual do fluxo de turistas estrangeiros".

O presidente Lummertz lembrou que na terça-feira (4) o ministro do Turismo, Marx Beltrão, anunciou que o presidente Michel Temer garantiu apoio ao projeto, mas lembrou que ainda é preciso avançar na questão da alavancagem de recursos para viabilizar a agência. "Não podemos ficar dependentes do orçamento da União. Temos que ter mais autonomia para promover mais e alcançarmos o mesmo nível dos nossos concorrentes internacionais", resumiu o presidente.

Para ele, somente com uma Embratur moderna, funcionando como agência, será possível estabelecer parcerias com a iniciativa a privada e o Brasil sairá do atual patamar de 6 milhões de turistas internacionais e U$ 6,9 bilhões de recursos arrecadados. “Com esse fluxo, alcançaremos a meta de 12 milhões de turistas até 2022, com uma arrecadação de U$ 19 bilhões até lá”, disse Vinicius Lummertz.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade