img

Florianópolis, 27/04/2024




TURISMO

Embratur defende a implantação de uma política nacional de turismo

Publicado em 29/03/2017


Embratur defende a implantação de uma política nacional de turismo



O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, fez nesta segunda-feira (27) uma apresentação do trabalho que está sendo realizado para a transformação do órgão em uma agência de fomento internacional do turismo brasileiro e defendeu a implantação de uma política nacional de turismo na reunião da Câmara Empresarial de Turismo, em Florianópolis (SC).

“O turismo tem que ser prioridade política, por sua importância presente e futura para a economia nacional”, afirmou Lummertz, que fez uma palestra sobre os rumos do setor no Brasil e participou de um painel após a apresentação da Pesquisa de Turismo Verão 2017, realizada pela Fecomércio-SC.

Entre as metas da “nova Embratur”, está a de trazer 12 milhões de turistas para o País em 2022, com U$ 19 bilhões (valor de hoje) em faturamento. Segundo Vinicius Lummertz, “pelas estimativas, tivemos 6,6 milhões de turistas no Brasil em 2016 e perto de U$ 7 bilhões de receita. Podemos multiplicar esse valor com uma política de turismo comercial agressiva, moderna e inteligente”.  O presidente da Embratur informou que esteve com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, juntamente com os ministros do Planejamento, Dyogo Oliveira, e do Turismo, Marx Beltrão, discutindo o formato de financiamento dessa nova agência.

Traçando um cenário da necessidade de uma agência “para termos um País aberto para o mundo, criando os canais de investimento nacionais e internacionais, com o turismo exercendo a papel de plataforma de conexão com o planeta para nos integrarmos às cadeias produtivas internacionais”, Vinicius Lummertz fez um relato sobre as “razões históricas” para a escolha deste novo modelo.

“Eu participei da criação do Sebrae. Venho do movimento de base da pequena e microempresa do Brasil. Fui redator do primeiro manifesto desse setor, que se intitulava ‘Liberdade para Trabalhar’. E o título vale até hoje. Depois fizemos a progressão do antigo Cebrae, para atual Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para acompanhar os bens sucedidos modelos do Sesc, Senac, Sesi e Senai”, contou Lummertz.

Ele lembra que o novo Sebrae “era uma inovação institucional, porque seria um hibrido público-privado. Ele seria diferente, uma instituição que teria no seu conselho entes privados e públicos, que permitiria uma ponte nesta relação que no Brasil sempre dificultou a liberdade para trabalhar. Hoje entendemos que o modelo foi bem sucedido”. Vinicius Lummertz foi diretor do Sebrae nacional, onde, segundo ele, havia uma agência, chamada Apex, para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros. “Como havia uma sobra de recursos, foi aprovada uma agência autônoma, hoje ligada ao Ministério das Relações Exterior.”

Para criar a Apex, o Governo retirou recursos do Sebrae (12,5% do orçamento) e, conforme Lummertz, hoje ambos fazem um bom trabalho. “Foi neste sentido que aventamos a possibilidade de transformação em agência, para seguir o bem sucedido modelo do Sebrae e da Apex”, comentou Lummertz. Para o presidente da Embratur, atualmente, a competição pelo turismo internacional é brutal.

O Japão, por exemplo, que é o País mais industrializado do mundo, está investindo em turismo. Eles estão passando de 20 milhões de turistas. “A indústria japonesa está há 25 anos se arrastando em crescimento zero. E eles precisam gerar empregos e ocupações, porque a indústria está cada vez mais robotizada. Mas o capitalismo gera condições de readaptação, isso faz com que os 53 setores do turismo sejam aqueles que vão propiciar um imenso desenvolvimento econômico e social.”

Lummertz relatou que o Fórum Econômico Mundial faz pesquisas regulares sobre o setor. Nos últimos anos, essa pesquisa coloca o Brasil em 1º lugar em potencial natural para o turismo e 8º em potencial cultural.

Mas no quesito ambiente de negócios, em 140 países, o Brasil está no 137º pior do mundo para desenvolver o turismo. “Precisamos de uma agência moderna para competir nesse mercado internacional. Com a nova Embratur, temos a meta de chegar a 12 milhões de turistas em 2022 e U$ 19 bilhões (valor de hoje) em faturamento. Tivemos 6,6 milhões de turistas no ano de 2016 pelas estimativas e perto de U$ 7 bilhões de receita. Pode parecer pouco, mas é o 5º item da nossa balança de pagamentos”, resumiu. 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade