img



COMUNIDADE

Inaugurado Jardim das Esculturas na Avenida Beira-Mar de São José

Publicado em 24/03/2017


Foto: Viviana Ramos - Secom/PMSJ
Inaugurado Jardim das Esculturas na Avenida Beira-Mar de São José



São José ganhou mais um espaço ao ar livre para valorizar a cultura e a arte do município.

O Jardim reúne oito obras de arte construídas por artistas plásticos de diferentes países durante o 1º Simpósio Internacional de Escultura em Pedra, que ocorreu em março de 2016, na Beira-Mar de São José. As artes em mármore passaram a pertencer ao município e ficarão em exposição permanente para visitação.

A superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Joice Porto, explicou que a inauguração do Jardim é o fechamento do ciclo de um grande projeto, que foi o Simpósio Internacional de Escultura em Pedra. “Desde 2013, estamos trabalhando com a adesão do Sistema Nacional de Cultura e com o compromisso de políticas culturais na arte e cultura do nosso município”, salientou Joice Porto.

Os escultores Wang Biao, de Taiwan; Hiroyuki Asakawa, do Japão; Nando Alvarez, da Espanha; Majid Haghighi, do Irã; Renato Brunello, do Brasil; Andrej Mitevski, de Macedônia e Klaus F. Hunsicker, da Alemanha; tiveram à disposição um bloco de mármore com 2 mil metros cúbicos e seis toneladas. As pedras utilizadas são de Santa Catarina e foram trazidas de uma jazida da região de Camboriú. Os temas das obras de arte eram livres, mas os artistas foram providos com informações sobre a história e a cultura da cidade para se inspirarem durante criação.

Uma das esculturas do Jardim é a reprodução de uma obra do artista plástico Sílvio Pléticos, de 92 anos. Para homenageá-lo, o escultor de Florianópolis Rafael Rodrigues reproduziu uma obra de Pléticos em mármore. Nascido em Pula, na Itália, Pléticos mora no Brasil há 60 anos, contribuindo muito para a arte catarinense, com pinturas, desenhos e obras modeladas em argila. Na época do Simpósio, o artista afirmou que nunca havia presenciado um evento de esculturas daquele nível em Santa Catarina.

O Simpósio foi promovido pelo Instituto Jorge Schröder (IJS), com apoio da Associação Internacional de Escultura Monumental, e coordenado pela Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo.

Na ocasião, o curador do Simpósio, Jorge Schröder, afirmou que o município está recebendo um grande legado. “Esse Jardim é um patrimônio histórico e hoje estamos fazendo muito mais do que entregar para a população uma praça. Estamos agregando patrimônio cultural à história da humanidade”, finalizou Jorge Schröder.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social PMSJ









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade