img

Florianópolis, 26/04/2024




ECONOMIA

Abertura de empresas cresceu 16,9% em Santa Catarina

Publicado em 19/01/2017


Abertura de empresas cresceu 16,9% em Santa Catarina



Mesmo com a crise econômica, 82.362 negócios abriram as portas em 2016 em Santa Catarina. O número é 16,9% superior que em 2015, quando 70.437 empresas foram constituídas.

Esta é uma realidade diferente de muitos Estados brasileiros, como Minas Gerais, por exemplo, onde a queda na abertura de empresas foi de 5% e o número de empresas extintas cresceu 47%.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), o número de novas empresas cresceu nas principais cidades catarinenses. O destaque é para Criciúma, com acréscimo de 21,3% em 2016 em relação ao ano anterior. Em seguida aparece Joinville, com 20,5%; Florianópolis com 19%; em Lages foram 15,7%; em Blumenau o número subiu 15,1%; e em Chapecó, 13,1%.

A expectativa é que, em 2017, estes dados sejam ainda mais positivos. Segundo o secretário da SDS, Carlos Chiodini, com a lei SC Bem Mais Simples, sancionada pelo governador Raimundo Colombo na última semana, será mais fácil abrir empresas, bem como a obtenção de atestados, alvarás e outros documentos necessários. O projeto prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores, para negócios com baixo risco sanitário e baixo potencial poluidor.

O número de empresas extintas também subiu, foram 91.444 em 2016 enquanto, em 2015, haviam sido 69.365. De acordo com o presidente da Jucesc, Julio Marcellino Junior, este é resultado dos novos procedimentos adotados pela Receita Federal.

“Tínhamos uma grande demanda reprimida, de empresas que estavam abertas somente no papel e não poderiam ser extintas por terem débitos fiscais. Ou seja, é importante observar que o número de empresas extintas reflete, principalmente, a simplificação dos processos de baixa de empresas que estamos implementando no Estado”, explicou.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade