img


Florianópolis, 22 de dezembro de 2024



GERAL

Como surgiu o verdadeiro sanduíche Bauru

Publicado em 22/12/2016


Como surgiu o verdadeiro sanduíche Bauru

A receita original de Pinto Neto consiste em um pão francês com rosbife, fatias de tomate, picles e uma mistura de queijos derretidos em banho-maria (prato, estepe, gouda e suíço), condimentado com sal.




Quem já teve a oportunidade de conhecer São Paulo, sabe que existem algumas coisas que todo paulistano gosta de fazer, que é comer bem! A capital paulista é reconhecida mundialmente pela gastronomia, há para todos os gostos e bolsos.

Quando a gente fala de lanches típicos, não existe somente o tradicional e famoso pão com mortadela do Mercado Público, ou o churrasco grego de vários pontos da cidade! Mas um se destaca, o famoso Bauru, criado no Bar Ponto Chic.

O Ponto Chic é um dos bares mais tradicionais de São Paulo, com mais de 90 anos de existência e história. Sua inauguração no Largo do Paissandu (São Paulo) coincidiu com a Semana de Arte Moderna, e logo os intelectuais, artistas, modernistas adotaram o bar como reduto.

Um pouco da história

Puxando pela memória o ativo “BAURU” recorda o dia, em que nasceu o sanduíche que levaria seu apelido, espalhando a fama de sua terra natal para os quatro cantos do mundo. Não é difícil para esse homem de boas lembranças contar detalhes sobre o nascimento do sanduíche “BAURU”.

Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos, hoje já falecido , e falei, "Abre um pão francês, tira o miolo e bota um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso o Carlos já ia fechando o pão eu falei: "Calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso Eu tinha lido em um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria da Educação e Saúde, escrito pelo ex-prefeito Wladimir de Toledo Piza, também freqüentador do PONTO CHIC – que a carne era rica nesses dois elementos) bota umas fatias de roast beef junto com o queijo e já ia fechando de novo quando eu tornei a falar: - Falta a vitamina, bota ai umas fatias de tomate. Este é o verdadeiro BAURU.

Quando eu estava comendo o segundo sanduíche chegou o “Quico” -Antonio Boccini Jr.-, que era muito guloso e pegou um pedaço do meu sanduíche e gostou. Ai ele gritou para o garçon, que era um russo chamado ALEX: Me vê um desses do “BAURU”.

Os amigos foram experimentando e o nome foi ficando. Todos quando iam pedir falavam: Me vê um do “BAURU” e assim ficou o nome de BAURU para o sanduíche inventado por Casimiro Pinto Neto, - Sua Exa. o “BAURU”.



Como surgiu o verdadeiro sanduíche Bauru













Leia também ...









Aqui tem mais notícias para você ler ...

Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Publicidade