img

Florianópolis, 26/04/2024




REGIONAL

Cooperação e superação: o exemplo da Chapecoense

Publicado em 02/12/2016


Cooperação e superação: o exemplo da Chapecoense

Mário Lanznaster, presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos




O Brasil e o mundo foram impactados pela tragédia que se abateu sobre a Associação Chapecoense de Futebol e vitimou jogadores, dirigentes, comissão técnica, jornalistas, ex-presidentes e tripulação do voo Brasil-Colômbia.

Além da perplexidade pela imensa perda humana no momento de máxima ascensão do clube, a indagação geral é: como uma equipe nova, de história recente, com modesto orçamento do interior de Santa Catarina conquistou lugar na elite do futebol brasileiro e já disputava a final de uma Copa Sul-Americana.

A resposta emergiu há dez anos, quando empresários, torcedores, patrocinadores e lideranças locais assumiram as rédeas do clube, sanearam suas contas, implantaram um sistema de gestão transparente e participativo com a cooperação da amplos setores da coletividade.

Cooperação é, exatamente, a chave que explica essa nova fase que vive a Chapecoense. O primeiro desafio foi zerar um preocupante passivo, fruto de muitos anos de insucesso. Em seguida, recursos humanos, técnicos e financeiros foram mobilizados em várias frentes para infraestruturar uma equipe que saiu da Série D para a Série A do campeonato brasileiro de futebol. Muito trabalho, dedicação e perseverança em todos esses anos pavimentaram essa trajetória de sucesso. 

Uma aguçada visão empresarial e um eficiente gerenciamento impregnaram a administração do Clube, restabelecendo a confiança de todos os parceiros e reavivando a fé do torcedor. Genuínos valores do cooperativismo – esse mesmo cooperativismo que faz o sucesso mundial da agroindústria catarinense – foram empregados na reconstrução da Chapecoense: gestão democrática e participativa,  adesão voluntária, interesse pela comunidade etc.

Nesse momento em que todos manifestam sua dor e sua solidariedade pela perda desse admirável capital humano parece fazer sentido lembrar que a cooperação fundamentou as bases da infraestrutura e do crescimento da Chapecoense na sua transição para um Clube de êxito na gestão e de sucesso nos campos do Brasil e da América do Sul. Essa mesma cooperação – emoldurada pela solidariedade – pode ser a catapulta da superação e da mitigação da dor que nos aflige. 

Com cooperação e solidariedade será menos difícil viver sem a alegria que essa admirável equipe proporcionava aos catarinenses e brasileiros com seu futebol criativo e com sua trajetória corajosa, que a conduziu ao topo do desporto verde-amarelo.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade