img

Florianópolis, 19/04/2024




GERAL

Maricultores discutem Serviço de Inspeção para ostras, mexilhões e mariscos

Publicado em 11/11/2016


Antonio Carlos Mafalda/Mafalda Press
Maricultores discutem Serviço de Inspeção para ostras, mexilhões e mariscos



Maricultores e representantes das prefeituras de Florianópolis, Palhoça e Biguaçu discutem a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para ostras, mexilhões e mariscos.

O debate acontecerá durante reunião da Câmara Setorial da Maricultura na próxima quarta-feira, 16, às 14h, na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

O encontro será como uma mesa redonda, onde os maricultores poderão conhecer melhor o funcionamento dos Serviços de Inspeção Municipal, Estadual e Federal e seus benefícios para os produtores e consumidores. Para isso, representantes da Cidasc e do Ministério da Agricultura também participarão da reunião.

Com a adesão a um dos Serviços de Inspeção, a produção de ostras, mariscos e mexilhões passará a ser inspecionada e fiscalizada para garantir a qualidade dos produtos. O SIM permite a comercialização em todo o município, enquanto o SIE autoriza a comercialização dentro do estado e o SIF dá direito a vender os produtos dentro do país e até mesmo exportar.   

Maricultura em SC

Com 572 maricultores, Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 20.438 toneladas comercializadas em 2015. Esse volume de produção gerou uma movimentação financeira bruta estimada em R$ 78,8 milhões no estado. A maricultura envolve 2.315 empregos diretos e os produtores estão distribuídos em 12 municípios do litoral catarinense, entre Palhoça e São Francisco do Sul.

Câmara Setorial da Maricultura

A Câmara Setorial da Maricultura atuará como um órgão consultivo do Cederural e da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para as ações de valorização e desenvolvimento da cadeia produtiva em Santa Catarina.

A Câmara é formada por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Capitania dos Portos, Polícia Ambiental; Ibama; UFSC; Cidasc; Epagri; Fatma; Univali; Univille; Senar; além de entidades ligadas aos maricultores.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade