Publicado em 08/11/2016
A instalação Hotel Relento, com doze camas sobre dunas na cidade de Itaúnas, no estado do Espírito Santo, com a adesão dos moradores locais, que foram convidados a deitar e sonhar, é uma das obras da Residência Artística Móvel, de Raísa Curty e Ale Gabeira, ambos do Rio de Janeiro.
Eles percorrem cidades brasileiras de bicicleta fazendo arte a partir do encontro com as comunidades que conhecem pelo caminho criando sites-specifcs, performances, instalações e pequenos documentários. Os artistas já percorreram diversos estados e acabaram de chegar da Bahia, onde realizaram a instalação Horizonte Professor, com cadeiras escolares à beira-mar.
Na quinta-feira, dia 10 de novembro, a partir das 18 horas, os dois artistas da Residência Artística Móvel vão ocupar a Faferia – DNA da Arte, no centro de Florianópolis. Raísa e Ale vão apresentar um teaser do documentário que estão editando sobre o projeto e uma exposição de três dias com fotografias e cartões-postais, todos feitos durante a Residência Artística Móvel.
A viagem de bicicleta e os dois artistas se apropriam de legados de artistas dos anos 60/70 como Bas Jan Ad​er​ e suas viagens pelo oceano, Robert Smithson que encontra em lugares distantes da galeria uma estimulante superfície para inserção de suas obras e de Hélio Oiticica, com seu conceito de arte como a criação de uma possibilidade de vida.