img

Florianópolis, 19/04/2024




CULTURA

Apresentação do espetáculo Ubu Rei no Teatro da UFSC

Publicado em 08/11/2016


Larissa Helena Pinho
Apresentação do espetáculo Ubu Rei no Teatro da UFSC



Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, o Teatro da UFSC será palco do espetáculo ?Ubu Rei?, com direção de Carmen Fossari e elenco formado por alunos da Oficina Permanente de Teatro do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC.

A peça escrita por Alfred Jarry  marca o nascimento do Teatro do Absurdo na França e apresenta personagens que reverberam nos dias atuais no cenário político brasileiro. A encenação conta uma linguagem interativa de mídia visual, obras de pintores clássicos e fotografias texturizadas. Terá início às 20h, é gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação na bilheteria do Teatro da UFSC.

O Espetáculo

A peça Ubu Rei foi escrita por Alfred Jarry aos 15 anos de idade como uma brincadeira escolar para ridicularizar um professor, que inspirou a criação do personagem. Ela marca o nascimento do Teatro do Absurdo na França, no início do século XX. Pai Ubu, um oficial de confiança do Rei da Polônia, é instigado por sua mulher, Mãe Ubu, a assassinar o rei e assumir o trono. Depois de relutar em um primeiro momento é convencido a levar adiante o plano de sua esposa e passa a contar com a ajuda de Capitão Bordura. Usurpada a coroa, pai Ubu tenta ganhar a simpatia das pessoas, mas logo se transforma num cruel ditador. 

O processo de montagem da peça teve início com um estudo de mesa, que trouxe a compreensão detalhada da obra. Em dezembro de 2015 foi apresentada uma leitura encenada, com Gustavo Dutra como Pai Ubu. Nesta temporada, além de contar com dois atores convidados, Marcos Willerding e Valdir Silva, a diretora Carmen Fossari optou por trazer elementos da linguagem clássica no figurino e nos slides contando com uma linguagem interativa de mídia visual, inserindo obras de pintores clássicos e fotografias texturizadas. São elementos indicativos de situações ou espaços servindo de cenografia virtual. Essa nova versão foi recentemente apresentada no Experimenta, que aconteceu na UFSC entre os dias 23 e 27 de outubro.

No elenco, estão os alunos da Oficina Permanente de Teatro que participaram dos cursos ministrados pelo professor Pablo Evoé (da Escola de Teatro Evoé, de Lisboa), no primeiro semestre e por Mhirley Lopes, no segundo semestre. Os alunos cursaram ainda História do Teatro, Dramaturgia Clássica e Interpretação (método Stanislavski) com Carmen Fossari.

SERVIÇO:

O QUÊ: Espetáculo “Ubu Rei”

QUANDO: 11, 12 e 13 de novembro de 2016, às 20h.

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria do Teatro da UFSC.

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

DURAÇÃO: 70 minutos

CONTATO: Departamento Artístico Cultural da UFSC 









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade