img

Florianópolis, 28/04/2024




GERAL

Dicas importantes para cuidar do seu carro

Publicado em 27/10/2016


Dicas importantes para cuidar do seu carro



Além de ser um meio de transporte, para muitas pessoas, um carro novo é uma conquista importante.

Seja para manter seu visual intacto, bom desempenho do motor e outros componentes, ou mesmo para quem se preocupa em manter o valor de revenda e fazer um bom negócio no futuro, cuidar bem do carro traz inúmeras vantagens para seu proprietário.

Veja algumas dicas muito importantes e coloque-as em prática para ter um automóvel sempre bem conservado.

Manutenções

Já diz o sábio ditado que “prevenir é melhor do que remediar”. Para quem adquiriu ou está pensando em um zero quilômetro, é extremamente importante cumprir a agenda de revisão estipulada pelas montadoras. A Citroën, por exemplo, conta com pacotes de preços fixos de R$ 1,00 por dia para as três primeiras revisões de seus principais modelos, como todas as versões do C3.

É muito importante averiguar periodicamente as condições do motor, filtros, realizar a troca de óleo, além de acompanhar o consumo de outros fluidos, como óleo da direção, embreagem e freios. As visitas de rotina à oficina podem detectar precocemente pequenos problemas que, se não sanados, podem causar grandes transtornos e prejuízos ao motorista;

Pneus e rodas

Parte fundamental do bom funcionamento dos veículos, os pneus devem estar sempre bem calibrados, de acordo com as especificações de cada modelo, e rodar em perfeito estado. Pneus descalibrados forçam o motor a consumir mais combustível, despesa desnecessária para qualquer orçamento.

Fique atento à quilometragem percorrida e não espere os primeiros sintomas para realizar o balanceamento e alinhamento das rodas. Isso evita que o veículo dê as famosas puxadas para o lado,vibrações no volante, além do desgaste prematuro e irregular dos pneus.

Abastecimentos

O funcionamento do sistema de injeção de combustível de veículos novos é complexo e automatizado. Por isso vale a pena evitar danos nesses componentes importantes com uma atitude simples: abastecer em postos de gasolina de confiança.

O barato pode sair caro, já que o combustível adulterado contém solventes, sujeiras e partículas que provavelmente vão entupir e danificar os bicos injetores. Fique atento.

Eliminado peso

Além de economizar combustível, deixar seu veículo mais leve só trará benefícios para o sistema de suspensão e molas, que já sofre o suficiente com as más condições e variações de nível dos pavimentos.

Tire tudo o que puder do porta-malas, evite a instalação de suportes para bicicletas e bagageiros de teto. Durante as viagens, tente reduzir sua bagagem e nunca exceda a capacidade máxima de seu carro transportando objetos muito pesados.

Protegendo a pintura

Um dos aspectos mais delicados do veículo, a pintura precisa de cuidados ainda mais especiais. Lave o carro com frequência, com produtos automotivos específicos para esse fim e não se esqueça da cera. Além de bonito, o carro ficará livre da poeira, que um dos principais causadores de riscos e arranhões no verniz protetor e na tinta da lataria.

Para conservar a qualidade da pintura e evitar o desgaste da cor, evite ao máximo que seu carro fique exposto diretamente a luz do sol e às chuvas, que na maioria das cidades brasileiras, é ácida e danificam a composição dos pigmentos.

Caso não tenha uma garagem coberta, e invista em uma capa protetora e não se esqueça de bloquear o sol que atinge o painel e os revestimentos internos, que também sofre deformações com a luz e o calor.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade