img

Florianópolis, 28/04/2024




REGIONAL

Praia da Vila em Imbituba está ameaçada

Publicado em 19/09/2016


Basilio Ruy
Praia da Vila em Imbituba está ameaçada



A possível implantação de um terminal de armazenamento de granéis líquidos vai colocar em risco constante todas as praias e a população imbitubense.

Como se não bastasse o péssimo exemplo da ICC, Indústria Carboquímica Catarinense, que foi instalada em Imbituba nos anos 70 e trouxe grande poluição tóxica com forte impacto ambiental, castigando toda região que sofre até os dias de hoje com os restos estruturais e rejeitos tóxicos colocados a céu aberto pela empresa fechada em 1990, agora, a cidade vive assombrada pela possibilidade da vinda de uma nova empresa, cujo projeto é de  instalação de um Terminal de Armazenamento de Granéis Líquidos (combustíveis, óleos e outros derivados de petróleo).

Se implantado, o terminal poderá armazenar milhões de litros de óleos, combustíveis, ácidos e outros produtos líquidos, colocando tudo e todos sob risco constante. O local da instalação é próximo ao porto de Imbituba, em frente a Praia do Porto, e ao lado da Praia da Vila.

A paradisíaca e preservada Praia da Vila, hoje um dos principais cartões postais da cidade e palco de grandes eventos que projetaram e divulgaram nossa cidade e nosso estado no cenário mundial do surfe, e que confirma através de estudos de viabilidade turística realizados pela Secretaria de Turismo de Imbituba, que esporte surfe é um dos principais segmentos turísticos de Imbituba.

O Projeto de implantação vinha sendo articulado em segredo por empresários e políticos da cidade desde 2014, ano de registro do CNPJ na cidade da empresa Cattalini Terminais Marítimos S.A. proprietária do projeto.  Faltava apenas a Audiência Pública para se concluir o processo de instalação, inclusive com os licenciamentos  ambientais da FATMA – Fundação do Meio Ambiente. Tudo foi muito bem planejado para que a implantação se concretizasse, mas felizmente, a população tomou conhecimento da situação a tempo, e compareceu em peso na Câmara de Vereadores de Imbituba, no dia 05 de setembro, mostrando sua indignação e revolta contra o projeto de instalação da referida empresa na cidade.

“Estamos todos mobilizados, pois a possibilidade da instalação desta empresa é concreta, e vai com certeza colocar Imbituba no rumo contrário à preservação ambiental e a qualidade de vida que buscamos para nossos filhos,” declarou Jaison Pacheco, Presidente da ASI – Associação de Surf de Imbituba.

A população, moradores, surfistas, Associações de Surf, Ongs, e Entidades Ambientais  se mobilizaram contra o projeto e lotaram a Audiência Pública que iria discutir o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto do Terminal de Armazenamento de Granéis Líquidos (combustíveis, óleos e outros derivados de petróleo) da empresa para sua instalação na cidade de Imbituba, que também é considerada a Capital Nacional da Baleia Franca.

Segundo o advogado Dr. Gustavo Borba Benetti, Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/Imbituba, “o Relatório de Impacto Ambiental apresentado pela empresa Cattalini é um tanto tendencioso, e omite os sérios riscos à saúde e à vida da população, já que o próprio RIMA afirma que o risco de explosão é significativo.”

A audiência acabou sendo suspensa, pelo representante da FATMA, aos gritos da população “FORA CATTALINI”. Uma nova deve ser marcada para depois das eleições, haja vista que a pauta interfere nos interesses políticos de uma grande maioria que busca a reeleição e o acesso ao governo da cidade, e que são a favor da instalação da empresa, visando seus próprios interesses. Inadmissível nos dias de hoje!

“É importante o engajamento de todos em apoio a querida população imbitubense contra este mal anunciado,” declarou Reiginaldo Ferreira Presidente da Fecasurf – Federação Catarinense de Surf.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade