img

Florianópolis, 26/04/2024




REGIONAL

Governo do Estado investe na erradicação de brucelose e tuberculose na região de Itapiranga

Publicado em 24/08/2016


Luiz Henrique Monticelli
Governo do Estado investe na erradicação de brucelose e tuberculose na região de Itapiranga



Produtores rurais da região de Itapiranga investem na bovinocultura de leite e a produção já passa dos 16 milhões de litros por mês.

Com cerca de 5,7 mil agricultores familiares e um rebanho de 120 mil bovinos, os municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Santa Helena se dedicam à erradicação de doenças e à organização da cadeia produtiva. Nesta terça-feira, 23, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, pôde conhecer de perto as iniciativas que fizeram a região de Itapiranga ser escolhida para a implantação de um projeto pioneiro para a sanidade de rebanhos. A visita integra o roteiro do Dia de Ação de Governo.

Por sua localização estratégica, a região de Itapiranga irá participar de um projeto pioneiro para erradicar a brucelose e controlar a tuberculose no rebanho bovino. O Programa de Saneamento da Brucelose e Tuberculose Bovina está em fase de implantação e fará dos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Iporã do Oeste e Santa Helena a primeira região do Brasil com todas as propriedades rurais saneadas para brucelose e tuberculose.

O programa prevê o rastreamento de todos os bovinos da região e abate sanitário dos acometidos por brucelose ou tuberculose, além de evitar a entrada de animais contaminados vindos de outros municípios. Além disso, serão desenvolvidas ações educativas para conscientizar os produtores rurais da importância da constante vigilância sanitária.  O programa será executado em uma parceria entre Secretaria da Agricultura e da Pesca, prefeituras, Faculdades de Itapiranga (FAI), Cidasc e lacticínios da região.

Enquanto o programa não está em pleno funcionamento, a Secretaria da Agricultura e da Pesca segue executando ações para manter a sanidade do rebanho na região.  Em reunião com os agricultores e lideranças ligadas ao agronegócio, Moacir Sopelsa apresentou as principais linhas de apoio da secretaria para o controle das doenças nos bovinos, principalmente com as indenizações de produtores via Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa). Só no último ano, de janeiro de 2015 a julho de 2016, o Fundesa indenizou 25 produtores pelo abate sanitário de 202 bovinos acometidos por brucelose ou tuberculose. No total, o investimento foi de R$ 376.367,40.

“Peço que os produtores sejam nossos parceiros para cuidarmos do rebanho bovino catarinense. Não adquiram animais sem procedência, denunciem o contrabando e, principalmente, atentem para a saúde de suas famílias. Brucelose e tuberculose são doenças que podem ser transmitidas aos produtores e trazer sérios danos para saúde”, ressaltou Sopelsa.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade