img



TECNOLOGIA

Menos impressão e mais economia no escritório

Publicado em 26/07/2016


Menos impressão e mais economia no escritório



Uma pesquisa realizada recentemente em escritórios no Reino Unido revelou que cerca de 60% dos orçamentos das empresas em material de escritório é comprometido com suprimentos de impressão, como papel e toner.

E no resto do mundo não deve ser diferente: quem possui uma impressora sabe o quanto é necessário investir para manter o equipamento funcionando, com papel e toners de qualidade. Porém, uma tendência que vem ganhando força e que deve beneficiar os departamentos de compras das empresas é a redução no número de impressões. A medida, além de trazer economia, também beneficia o meio ambiente e pode ser usada como incentivo para os funcionários.

O mais surpreendente é que mesmo empresas que atuam no ramo de impressões, como a Lexmark, estão indo em direção a esse equilíbrio no número de impressões nos escritórios. Reconhecida pela qualidade do seu Toner Lexmark, a companhia reconhece a necessidade de diminuir os números de impressões e oferece soluções para os seus clientes. “Queremos ajudar nossos clientes a imprimir cada vez menos. Companhias seguem firme no propósito de, se possível, não imprimir nada. A Lexmark investia muito em tentar usar tecnologia, que já existia nos equipamentos multifuncionais, para ajudar clientes a trocar papel por informação digital”, afirmou Carlos Eduardo Bretos, vice-presidente e gerente-geral da Lexmark para a América Latina em entrevista ao IT Forum 365.

Segundo o executivo, existem dois tipos de impressão: a boa e a má. “A primeira está associada ao que é bom para a empresa, que gera valor, como novos contratos que precisam estar em papel. Já a segunda, é aquela que não gera nada além do desperdício, do custo desnecessário”, observa.

Portanto, se você busca diminuir o desperdício de papel e toner dentro da sua empresa, procure por soluções para digitalizar os documentos. Aplicativos como o DropBox e o Google Drive são excelentes soluções para armazenar arquivos de uso comum na empresa, como recibos e comprovantes. Você também pode pensar em enviar e-mails ao invés de cartas e manter seus clientes e colaboradores informados sem desperdiçar recursos.

Mas é claro que muitas vezes as impressões são indispensáveis, como pontuou o executivo da Lexmark. Nesse caso, é fundamental usar produtos originais, que trazem economia e diminuem o desperdício com reimpressões. E para as impressões de consumo interno, você pode abusar de recursos como as fontes ecológicas ou o modo de rascunho da impressora para diminuir o consumo de toner.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...