img

Florianópolis, 26/04/2024




ESPORTES

São José se prepara para se tornar referência na ginástica rítmica do Estado

Publicado em 24/06/2016


PMSJ
São José se prepara para se tornar referência na ginástica rítmica do Estado



A apresentação das turmas de iniciação e rendimento ocorrerá neste domingo (26), às 10h, no Centro Histórico

O município de São José está se preparando para se tornar referência na ginástica rítmica de Santa Catarina. Desde 2014, alunas da rede municipal de ensino e de colégios particulares de São José participam de um projeto social, que além de descobrir talentos, ensina valores e respeito ao próximo.

Desenvolvido pela Associação de Ginástica de São José (Agis), com o apoio da Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, o projeto social de ginástica rítmica iniciou atendendo gratuitamente crianças no Colégio Maria Luiza de Melo, no Kobrasol, nas terças e quintas, e no Ginásio Carlos Varella, no Centro Histórico de São José, nas segundas e quartas.

Um ano depois, o projeto se estendeu para a comunidade Procasa, em Barreiros, com aula toda sexta-feira na associação dos moradores. As meninas de oito e 10 anos ensaiam das 9h às 10h; a aula da turma baby, de quatro a seis anos, ocorre das 10h às 10h30min e as meninas de seis a oito anos treinam das 10h30min às 11h30min.

Este ano, um novo pólo foi criado no Loteamento Lisboa, em Forquilhas, para atender a necessidade da comunidade e expandir o esporte no município josefense. Aproximadamente 45 crianças participam das aulas nas sextas-feiras à tarde. Totalizando 152 alunas no projeto social da Agis.

A responsável técnica pelo projeto de ginástica rítmica, Gabriela Breggue Sampaio, ressalta que a intenção é fazer a modalidade crescer e criar a cultura da ginástica em São José. “A ginástica é um esporte que é construído a longo prazo com preparação física, aula de balé e formação corporal. As meninas iniciam muito pequenas, por isso precisamos de tempo para captar talentos e transformar ginastas em atletas”, explica Gabriela.

A coordenadora Gabriela salienta ainda que o projeto está desenvolvendo o trabalho há dois anos com o objetivo de tornar a ginástica rítmica de São José em uma modalidade forte e reconhecida. “Estamos no caminho certo, já conseguimos ver a evolução nos resultados e nas notas das meninas durante as competições. Em 2014, elas ficaram em 8º lugar, já em 2015 elas alcançaram o 6º e, este ano, os resultados estão ainda melhores”, complementa a técnica da equipe.

As alunas iniciam a competição nas categorias de base: mirim, pré-infantil e infantil, mas o projeto entende que as atletas são consideradas prontas para competir quando fazem parte da categoria juvenil, aos 13 anos. O projeto trabalha com uma base, que são as escolinhas de iniciação, onde as técnicas analisam as crianças que se destacam na modalidade e encaminham para o rendimento para que as alunas permaneçam o maior tempo possível no esporte e, futuramente, possam ser campeãs de ginástica rítmica.

Para melhorar o rendimento das atletas, a Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, investiu em um tapete de carpete para que as alunas pudessem treinar em um local apropriado e profissional, o mesmo tapete usado em competições.

Flexibilidade, concentração, equilíbrio e força são os elementos principais para as ginastas saírem das aulas de iniciantes e serem encaminhadas para o Rendimento. Atualmente, 25 atletas, de oito a 16 anos, compõem o grupo de rendimento, que representará São José nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina no mês julho.

Para que a população possa conhecer o trabalho das meninas e prestigiar o espetáculo, haverá uma apresentação gratuita das turmas de iniciação e rendimento da Ginástica Rítmica neste domingo (26), às 10h, no Ginásio Carlos Varela, no Centro Histórico de São José. A entrada é aberta ao público.


PMSJ
São José se prepara para se tornar referência na ginástica rítmica do Estado




Com informações de PMSJ/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade