img

Florianópolis, 28/04/2024




ECONOMIA

Projeto de lei para reduzir tempo de abertura de empresas será protocolado na Assembleia Legislativa

Publicado em 20/06/2016


Antonio Carlos Mafalda/Mafalda Press
Projeto de lei para reduzir tempo de abertura de empresas será protocolado na Assembleia Legislativa



O programa do Governo do Estado vai reduzir o tempo de abertura e fechamento de empresas de baixo risco.

Setor produtivo, entidades de classe e poder público juntos por um único propósito: desburocratizar a vida daqueles que buscam empreender e gerar renda para o Estado. Será protocolado na manhã desta terça-feira, 21, às 10h30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o projeto de lei que institui o Bem Mais Simples Santa Catarina.

“Foram meses de trabalho, com estudos e audiências para chegar a um projeto que facilite o processo para os empreendedores catarinenses. Não podemos colocar na mesma fila empresas que não apresentam riscos a saúde pública, ao meio ambiente ou a população, com empreendimentos que precisam de uma fiscalização maior”, explica o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini.

O projeto de lei vai instituir o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES), a ser adotado pelos órgãos e entidades envolvidas nos processos de abertura, alterações, concessão e renovação de alvarás, licenciamentos, atestados e fechamento de empresas.

"A iniciativa coloca em relevo a confiança que se deve ter nas pessoas, na medida em que a autodeclaração da empresa, cuja atividade se enquadra no programa, é suficiente para os processos de abertura, fechamento e alteração de empresas. Devemos sempre partir da premissa da boa-fé dos catarinenses para desburocratizar o serviço público", relata o secretário de Estado da Casa Civil (SCC), Nelson Serpa, que cumpriu a previsão de 60 dias para enviar a matéria ao parlamento, dando celeridade ao processo.

A ideia inicial foi de unificar o entendimento das entidades para facilitar o trabalho dos contadores. “Quando for registrar uma empresa, o próprio sistema vai fazer a leitura e identificar se há necessidade de uma fiscalização prévia para o início das atividades”, explica o diretor de Apoio a Micro e Pequena Empresa e ao Empreendedor Individual (DIMP) da SDS, Gilberto Boettcher.

Participam também da elaboração do projeto a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), a Vigilância Sanitária do Estado e o Corpo de Bombeiros Militares.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade