img

Florianópolis, 28/04/2024




CIDADES

Mais de 56 mil pessoas devem ser imunizadas contra gripe H1N1 em São José

Publicado em 28/04/2016


Mais de 56 mil pessoas devem ser imunizadas contra gripe H1N1 em São José



O Dia D da campanha será realizado no próximo sábado (30)

Mais de 56 mil pessoas devem ser imunizadas durante a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 em São José. O trabalho de imunização foi iniciado nesta segunda-feira (25) em 19 unidades de saúde do município.

As pessoas que fazem parte do grupo considerado de risco receberão a vacina gratuitamente até o dia 20 de maio, sendo que o Dia D ocorrerá no próximo sábado, dia 30 de abril, quando todas as unidades de saúde de São José estarão abertas das 8h às 17h para atender a população.

A influenza ou gripe A é uma infecção viral aguda no sistema respiratório e qualquer pessoa pode ser infectada mais de uma vez. A transmissão do vírus ocorre por meio de secreções das vias aéreas e respiratória de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. 

A Policlínica de Campinas é um dos pontos de vacinação em São José. A unidade de saúde fica aberta das 7h às 19h com três salas para vacinação contra a gripe A. No 1º andar estão sendo atendidas crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres que estão no prazo de 45 dias após o parto e pacientes com doenças crônicas. Os trabalhadores da área da saúde e os idosos devem procurar a sala de vacinação no 2º andar.

Em São José, as vacinas contra a influenza serão priorizadas para pessoas que fazem parte dos grupos de risco: gestantes, idosos, crianças de seis meses a cinco anos, mulheres que estão no prazo de 45 dias após o parto, diabéticos, hipertensos, portadores de doenças crônicas e profissionais da saúde.

Segundo a coordenadora da Policlínica de Campinas, Simone de Melo, já foram atendidas cerca de 450 pessoas somente período da manhã desta segunda-feira (25), primeiro dia da campanha. “Estamos oferecendo aos grupos de risco a vacina trivalente, que é a H1N1, H3N2 e a influenza B, mas a população precisa fazer a sua parte com cuidados básicos individuais e coletivos que podem amenizar a disseminação do vírus”, salientou a coordenadora. Simone enfatiza ainda que as pessoas que tomarem a vacina podem sentir dor na musculatura, febre e desconforto até dois dias após a aplicação. Os sintomas são normais.

O objetivo de São José é vacinar 56.021 pessoas, sendo 20.360 idosos; 4.749 crianças de seis meses a dois anos; 7.585 crianças de dois a quatro anos; 2.375 gestantes; 390 puérperas; 6.408 trabalhadores de saúde e 14.154 pessoas com deficiência crônica. A meta do município é atingir 80% de cada grupo prioritário. 

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes, porém são necessários cuidados especiais com a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, calafrios, mal-estar, cansaço, tosse, dor muscular, de cabeça, de garganta, falta de ar e dificuldade para respirar. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Assim como a Policlínica de Campinas, as Unidades Básicas de Saúde do Bela Vista e da Forquilhinha ficarão abertas das 7h às 19h para atender a comunidade e as pessoas que fazem parte do grupo de risco. As demais unidades farão o atendimento até as 17h.

Em 2015, a Secretaria de Saúde de São José vacinou 21.806 pessoas da terceira idade, 10.744 crianças, 1.866 gestantes, 341 mulheres que estavam no período de 45 dias após o parto, além de 6.577 trabalhadores da saúde, totalizando 41.257 vacinações.

Serviço:

O quê: 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1

Quando: 25 de abril a 20 de maio

Onde: Unidades Básicas de Saúde de São José



Com informações de PMSJ/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade