img



CULTURA

Solo de dança contemporânea Recluso terá estreia no dia 11 de maio no SESC Prainha

Publicado em 28/04/2016


Cristiano Prim
Solo de dança contemporânea Recluso terá estreia no dia 11 de maio no SESC Prainha



 O solo de dança contemporânea Recluso estreia nos dias 11 e 12 de maio, às 20h, no Teatro SESC Prainha.

Ele constrói um caminho de fluidez existencial a partir do movimento. Não tem pretensão de representar uma dor, mas criar uma ideia de transitoriedade do sofrimento, sem desprezá-lo como condição inferior da existência.

Essa dança nasceu de uma parceria artística entre Elke e Diogo. O bailarino é formado em artes cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Esboçou a primeira página deste projeto em 2008. Na época encontrou na obra "De Profundis", do escritor britânico Oscar Wilde, do final do século 19,  a base que o estimulava para entrar em processo criativo.

Wilde foi condenado a dois anos de prisão e trabalhos forçados apenas por ser homossexual, condição proibida pela sociedade vigente.  O romance envolvendo o jovem Lord Alfred Douglas, apelidado de Bosie, o levou ao cárcere, onde escreveu uma série de cartas destinadas ao amante maldito, ao traidor que virou as costas ao homem que lhe devotou amor.

A história tocou Diogo. "Achei a narrativa muito forte, o modo que ele lidou com a situação. Um homem da alta sociedade enclausurado nos julgamentos e suas próprias vulnerabilidades. Ele elaborou a amargura da dor de ter experienciado o amor por um homem mimado, ingrato e insensível, numa obra literária ácida, expondo seus sentimentos e suas contradições. O lugar do erro lembrado diariamente, a repressão, a sexualidade transformada em poesia. Encontrei muita potência artística nesta obra", explica Diogo. 

Com o projeto aprovado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2015, após sete anos engavetado, Diogo resgatou a proposta e convidou a artista Elke Siedler para compor e dirigir o trabalho. "Não é uma obra literal, muito menos de representação de um personagem. Seguimos no entendimento que todo corpo tem momentos de dor e o que você faz com a sua dor? Oscar Wilde não fugiu dela, pois o corpo estava confinado numa cela", complementa.

Serviço:

Data: 11 e 12 de maio de 2016
Hora: 20h
Local: Teatro Sesc Prainha 

Apresentação: Recluso, com Diogo Vaz Franco (Florianópolis / SC)
Datas:  13 e 14 de maio de 2016
Horário: 20h
Local: â€‹CEART (UDESC)
* Ingressos gratuitos, distribuídos 1h antes da apresentação - sujeito alotação.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...