img



MARKETING

Pequenos negócios podem se beneficiar com o turismo náutico em Santa Catarina

Publicado em 17/04/2016


Pequenos negócios podem se beneficiar com o turismo náutico em Santa Catarina



Relatório do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae aponta dicas para investir em atividades de lazer e esportivas em praias, lagoas e rios no Estado

O estado de Santa Catarina possui, além das caraterísticas litorâneas, uma ótima infraestrutura para a prática do turismo náutico: são diversos iates-clubes, barcos para locação e garagens náuticas à disposição. Porém, o estado é apenas o oitavo no país em ranking do Ministério do Turismo relativo à atração de pessoas para esta atividade - atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, estados do Nordeste e dos demais do Sul.

Esta condição mostra como o estado - e os pequenos negócios, em especial - têm um potencial para se desenvolver na área, como aponta relatório produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae, que passa agora a produzir conteúdos para o setor turístico.

O turismo náutico pode ser definido como "toda atividade de navegação desenvolvida em embarcações sob ou sobre águas, paradas ou correntes, sejam fluviais, lacustres, marítimas ou oceânicas, com a finalidade de atrair visitantes". Há, basicamente, duas modalidades: turismo de cruzeiro e de recreio e esporte. No cruzeiro, serviços de hospedagem, transporte, alimentação, visitação de pontos turísticos, entretenimento e outros, essencialmente realizados dentro de embarcações.

Já o turismo de recreio e esportes representa as atividades praticadas em barcos de pequeno e médio porte, como lanchas, veleiro e iates (passeios de jet-ski e barco, wakeborard, windsurf, kitesurf, canoagem, mergulho, entre outros). Em Santa Catarina, há diversas opções de ponta a ponta do litoral: seja para o windsurf e vela em praias e lagoas (Itapoá, Barra Velha, no norte; Florianópolis; Ibiraquera e Balneário Rincão, no sul) ou para passeios em barcos (Joinville, Porto Belo, Balneário Camboriú e Itajaí, por exemplo).

O diferencial para quem busca fazer negócios nesta área é o perfil do turista náutico. Em geral, é alguém que busca o máximo de experiências - seja dentro de uma embarcação com restaurantes, jogos e piscinas (caso do turismo de cruzeiros) ou praticando esportes ao ar livre.

Dados do Ministério do Turismo mostram que 80% dos frequentadores de cruzeiros têm renda familiar de cerca de 10 salários mínimos ou mais, 55% têm costume de viajar para o exterior e procuram, em geral, agilidade, conforto e segurança. Já quem busca o turismo de recreio e esportes é, em geral, empresário ou profissional liberal de classe média alta e tem interesse também por cultura e gastronomia da região. Visitantes de outros países costumam gastar cinco vezes mais que o público brasileiro.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade