img

Florianópolis, 19/04/2024




POLITICA

Projeto de lei dispensa bafômetro como prova e aumenta punição contra motoristas

Publicado em 01/04/2016


Projeto de lei dispensa bafômetro como prova e aumenta punição contra motoristas



Com a nova proposta, o policial atesta de acordo com uma série de itens e o motorista pode recorrer com o uso do próprio bafômetro e exame de sangue.

Após recentes casos de motoristas embriagados atropelarem e matarem ciclistas e pedestres em Florianópolis, um projeto de lei de iniciativa popular para combater a impunidade no trânsito ganhou força em Santa Catarina e será protocolado na Câmara dos Deputados na próxima semana, mudando o crime que deixa de “dirigir sob a influência de álcool ou outras substâncias” para ser criminalizada a condução de veículo com “alteração da capacidade psicomotora”.

Elaborado pelo advogado Sérgio Back e pelo comandante Demilson Rosa, do 19º Grupamento da Polícia Militar Rodoviária, o projeto de lei definirá como crime o ato de dirigir veículo com sinais que indiquem a alteração da capacidade psicomotora do condutor, ou seja, não será mais necessário comprovar o teor alcoólico no sangue, acabando com a necessidade de testes de bafômetro ou similares. “Temos de pensar que o direito do Estado de proteger a coletividade é maior do que o direito individual de um bêbado que mata ao volante”, analisa o militar.

A iniciativa ganhou apoio do deputado federal Jorginho Mello (PR), que protocolará o projeto na terça-feira (5) e quer uma mobilização popular para que a aprovação ocorra o mais rápido possível. “Estou servindo de elo entre os idealizadores do projeto e as pessoas que serão beneficiadas com a mudança da lei”, argumenta. 

O parlamentar se sensibilizou com a causa após vivenciar um caso próximo. “Fui a um enterro no final de 2015 e senti a dor dos familiares por causa de um irresponsável que estava dirigindo bêbado às 9h30 e matou um pai de família que estava pedalando na ciclovia. São inúmeras famílias que tem histórias parecidas para contar e querem apenas a justiça”, cita o deputado, lembrando o caso do jornalista Roger Bittencourt.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade