img

Florianópolis, 27/04/2024




CIDADES

Ministerio Publico Federal quer que mineradora recupere área degradada em Palhoça

Publicado em 30/11/2015


Jornal Palavra Palhocence
Ministerio Publico Federal quer que mineradora recupere área degradada em Palhoça



O Ministério Público Federal ajuizou ação civil pública (ACP) para obrigar uma empresa de mineração a realizar a recuperação ambiental de área degradada pela atividade mineradora na região da Guarda do Cubatão.

Respondem à ACP a empresa, que seria de São José, e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). O procurador da República Walmor Alves Moreira, autor da ação, alega que a empresa promoveu a extração mineral de granito sem as devidas cautelas na preservação e recuperação do meio ambiente.

O MPF sustenta que o Departamento Nacional de Produção Mineral elaborou parecer de vistoria na empresa demonstrando que não existia qualquer suporte administrativo ou técnico que amparasse a emissão de documento autorizando a lavra na área e que a empresa não apresentou nenhum documento que autorizasse a execução dos trabalhos na localidade, emitindo auto de paralisação/embargo da atividade.

Diante dos fatos, a Fatma foi oficiada para apurar os danos ambientais causados pela extração mineral e constatou diversas irregularidades. O órgão informou também que a empresa já possuía Auto de Infração Ambiental por operar sem as devidas licenças ambientais, sem efetuar a recuperação da área degradada, e por não apresentar Programa de Recuperação de Área Degradada (Prad) junto à Fatma.

“Dessa forma, verifica-se que a atividade de extração, por si só, é causadora de degradação ambiental, e que os danos ambientais já ocorreram e podem continuar ocorrendo no futuro, já que a Fatma está a permitir a extração mineral sem exigir com eficiência da empresa mineradora e apresentação e implementação de Plano de Recuperação de Área Degradada”, destacou o procurador da República.

O Ministério Público Federal requer que os réus sejam condenados à recuperação das áreas degradadas, mediante Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad) aprovado pela Fatma, com o cronograma de execução dos trabalhos a ser implantado em 180 dias, além de realizar monitoramento por cinco anos após a implantação, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Fonte: MPF/SC e Jornal Palavra Palhocence









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade