img

Florianópolis, 07/05/2024




GERAL

Mutirão caça focos do mosquito da dengue em comunidade de Florianópolis

Publicado em 27/11/2015


Petra Mafalda/PMF
Mutirão caça focos do mosquito da dengue em comunidade de Florianópolis



Mutirão de limpeza e combate a criadouros do mosquito transmissor da dengue, na Costeira do Pirajubaé, marcou o encerramento da Semana de Combate à Dengue na Capital, nesta sexta-feira (27).

O terreno alvo do mutirão integra um conjunto de 175 pontos de descarte irregular de lixo que foram identificados pela Comcap, atrás da associação de moradores do bairro. O local, além de servir para o descarte de resíduos, abriga depósito de material reciclável, onde a equipe do Centro de Controle de Zoonoses encontrou larvas já no último estágio antes de virarem mosquito.

A Comcap continuará o trabalho de limpeza no local até a semana que vem. A expectativa é que sejam retiradas cerca de 100 toneladas de lixo do terreno, como entulho e sucata de carros, geladeiras e outros materiais.

Ações como essa começaram na segunda-feira (23), quando a Vigilância Sanitária e Ambiental e a Secretaria Executiva de Serviços Públicos (Sesp) visitaram estabelecimentos comerciais para verificação das condições sanitárias - incluindo o risco de criadouros do Aedes aegypti - e da regularização da atividade. Já foram mapeados 185 desses pontos estratégicos, que serão fiscalizados semanalmente.

Proprietários de terrenos baldios também estão no alvo das fiscalizações. A equipe de geoprocessamento da Prefeitura, em parceria com a Vigilância Sanitária e Ambiental, já está mapeando os locais onde há possibilidade de focos do mosquito da dengue. Até agora, são 104 no Continente e 43 na Ilha. Todos receberão, nos próximos dias, uma carta da Prefeitura, comunicando sobre a necessidade de limpeza do terreno.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) passará a multar em R$ 500,00 aqueles que não regularizarem a situação. A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação da população para denunciar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Os telefones são (48) 3239-1537 ou 3239-1569. 



Com informações de PMF/ASCOM








Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...