Publicado em 25/08/2009
O encerramento da programação será no domingo (6/09) na Avenida Beira-mar Norte, com a tradicional Parada da Diversidade, que deve atrair cerca de 60 mil participantes de várias cidades do Brasil. De acordo com o Presidente de Honra da AEGLBTS, Tiago Silva, a luta por políticas públicas que contemplem a igualdade de direitos civis integra a pauta do movimento, mas este ano as discussões terão como foco a família, já que é ela que molda o ser humano e ajuda na formação de seus valores.
“Crianças que desde cedo são educadas a respeitar as diferenças serão adultos, atuando em diversas áreas profissionais, e que saberão conviver bem com a diversidade”, explica o dirigente. Para Tiago Silva, a família é a base para a construção de um ambiente saudável e de respeito às diferenças de gostos, identidade e orientação sexual, e também um ponto de apoio. Como suplente de vereador, ocupando até outubro uma cadeira no legislativo municipal, e defensor da luta das minorias e do movimento GLBT, Tiago Silva sabe do que está falando. Desde que assumiu sua homossexualidade contou com apoio dos familiares – fator que foi fundamental para suas conquistas pessoais e profissionais.
“Quando o homossexual tem uma família estruturada, que o aceita, fica mais fácil enfrentar o preconceito da sociedade. Pais e mães devem querer antes de tudo que os filhos sejam felizes”, ressalta. Durante seis dias, a 4ª Semana da Diversidade terá uma variada programação. A abertura do evento será na terça-feira (1º/09), no Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO), com a entrega do Troféu Amigos da Diversidade para pessoas e instituições que apoiam as lutas do movimento GLBT.
Haverá ainda apresentação da travesti Selma Light, encenando o espetáculo “Pietá, Mãe de Todos”, e performances bem-humoradas da drag queen Marluce May e convidadas. De quarta a sexta-feira (2 a 4/09), o Teatro da UBRO será palco para o Cine Diversidade, que vai exibir filmes com a temática GLBT, além de sediar palestras, fóruns e lançamento de livros. A agenda de atividades também contempla festas temáticas, apresentações teatrais e uma exposição fotográfica que mostra cenas do cotidiano de famílias que aceitam e respeitam as diferenças de orientação sexual.
No sábado (5/09), está prevista mais uma edição dos Jogos da Diversidade, que vão reunir competidores da Grande Florianópolis, em cinco modalidades esportivas, com o objetivo de promover a integração social e valorizar o respeito às diferenças. As atividades abrangem competições de vôlei, atletismo, futsal, futebol 7 society e tênis de mesa.
As inscrições serão feitas no Teatro da UBRO, durante a Semana da Diversidade, mediante doação de 5kg de alimentos não perecíveis ou um pacote de fraldas geriátricas – materiais que serão doados ao asilo Irmão Joaquim. Os Jogos da Diversidade serão realizados das 10h às 17h, no Centro de Educação Física da Udesc (CEFID/UDESC), em Coqueiros.
A iniciativa tem apoio de estudantes e professores de educação física da instituição, que atuam como voluntários, além das empresas Massa Viva, Carioca Sports e Ótica Rio Branco. O encerramento da programação será no domingo (6/09), na Avenida Beira-mar Norte, com a 4ª Parada da Diversidade. A concentração dos participantes está marcada para as 14h, no estacionamento do Koxixo’s, e a largada do desfile será às 16h, com o público seguindo os trios elétricos em direção ao Trapiche, onde haverá apresentações artísticas, entre outras atrações.