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Florianópolis, 18 de dezembro de 2024



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Prós e contras ao se tornar um empreendedor digital

Publicado em 08/07/2015


Divulgação
Prós e contras ao se tornar um empreendedor digital

Bruno Nogueira Pinheiro (foto) é empreendedor digital desde 2013.




De acordo com o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliação (IBMA) cerca de 20 mil empreendedores digitais surgem por mês no Brasil.

Um exemplo de empreendedor digital é Bruno Nogueira Pinheiro, que deixou para trás o emprego de gerente de marketing e ingressou neste mercado como infoprodutor – comercialização de produtos de conteúdo intelectual, como cursos online, e-books, vídeo, áudio livro, entre outros – e hoje fatura 10 vezes mais do que antes. Seu nicho é focado em profissionais que buscam migrar para o segmento online, mas não sabem por onde começar.

Para mostrar o quanto o mercado é promissor, Pinheiro listou os prós e contras para se tornar um empreendedor digital:

Contras:

Estabilidade – Devido ao dinamismo e oferta de produtos no mundo digital, é difícil ter uma estabilidade no início, porém após alguns meses de experiência, é possível entender mais o mercado e saber o caminho a seguir com um planejamento bem elaborado. Mesmo assim, pela velocidade que se comporta o mercado digital é difícil saber se você terá o ganho do mês anterior no seguinte.

Jornada de Trabalho – Trabalhar 44 horas semanais não se aplica aos empreendedores digitais. É necessária uma dedicação acima da média, principalmente no início da carreira, quando se deve estudar o mercado, criar uma plataforma online, etc.

Salário Fixo – Pode ser que em um mês você consiga ganhar 10 x mais do que costumava ganhar quando trabalhava registado, porém também pode ser que no seguinte não ganhe nem 10% do que imaginava.

Responsabilidade – Assim como qualquer empresa, a gestão de funcionários acaba sendo bem difícil, porém acaba dobrando quando você está dentro de um ambiente virtual e sem sede fixa. Os funcionários ou mesmo fornecedores podem morar em outros locais do Brasil ou do mundo, e isso exige uma certa organização pessoal e profissional para conseguir gerir desta forma, com prazos na entrega de serviços e metas de resultados.

Prós:

Baixo Investimento – Enquanto é necessário investir cerca de R$150 mil para abrir uma franquia, no mundo digital, o investimento é bastante baixo. Pode variar entre R$ 1 mil a R$ 10 mil, de acordo com a necessidade de estruturação do projeto.

Negócio Próprio – É a independência que a maioria dos trabalhadores busca, sem chefe e colocando as ideias particulares na ativa. O sucesso do negócio depende exclusivamente do empreendedor.

Retorno de Investimento – Na medida em que o empreendedor se dedica mais a divulgar o seu conteúdo intelectual, conseguindo afiliados e estruturando congressos online, o negócio entra na curva da ascensão, como se estivesse no modo automático. A partir deste ponto de equilíbrio, que pode durar entre 3 e 12 meses, o retorno está garantido.

Qualidade de Vida – É possível trabalhar no sistema home office, ou dentro de casa, assim podendo curtir momentos maravilhosos ao lado da família em momentos que é impossível de imaginar quando se trabalha em um ambiente corporativo interno.

Sede fixa – Com um computador, com softwares adequados, e uma internet de ponta, não existe a necessidade de alugar uma sala para escritório. Com a economia deste valor é possível que o empreendedor consiga se programar para viagens de negócios para outros lugares do Brasil ou do mundo, como é o meu caso, que já conheci mais de 30 países em menos de 24 meses.












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