img



GERAL

São José passa a contar com o Fundo Municipal do Idoso

Publicado em 30/06/2015


Daniel Pereira - Secom/PMSJ
São José passa a contar com o Fundo Municipal do Idoso

Durante a Conferência, os participantes foram divididos em grupos para discutir os temas e propostas




Com o tema “O Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por Um Brasil de Todas as Idades”, São José realizou a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Idoso, aconteceu nesta terça-feira (23), no Centro de Atenção a Terceira Idade (CATI), na Avenida Beira-Mar.

Na abertura do evento, o vereador Lédio Coelho, representando a Câmara Municipal e a prefeita Adeliana Dal Pont, anunciou uma conquista para São José – a implantação do Fundo Municipal do Idoso. Em Santa Catarina, somente sete cidades contam com esta iniciativa, Abdon Batista, Blumenau, Criciúma, Florianópolis, Itá, Joinville, Lages e agora São José.

Este ano o Fundo foi orçado, mas só será disponibilizado em 2016. Para participar, as instituições deverão se inscrever no Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e comprovar a necessidade do subsídio das atividades. As organizações também devem estar com a situação fiscal regular e apresentar o plano de trabalho detalhado. “Alguns critérios a serem adotados provavelmente serão: idoneidade da instituição, prestação de serviço comprovada, projetos em andamento, necessidade do município da prestação daquele serviço e o número de idosos atendidos”, explica a assessora técnica da Secretaria de Assistência Social, Mileine Delonê Pires.

Para a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Ediléia Schmidt, a constituição do Fundo amplia as chances de repasse de recursos para projetos voltados à terceira idade. “O Fundo nos possibilita receber recursos não somente do Estado ou do Município, mas também donativos de parceiros, de convênios, de empresas que queiram ser amigas do idoso e de pessoas físicas”, afirma.

Na solenidade de abertura também estavam presentes a secretária municipal de Assistência Social, Norma Warmling; Dulce Lemos Souza, representando os usuários; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Zélia Guimarães Ferreira Laurentino; e José Paulo da Cunha, coordenador estadual do Idoso, representando o governador Raimundo Colombo.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...