img

Florianópolis, 27/04/2024




TECNOLOGIA

Cuidados para proteger computador e smartphone de vírus

Publicado em 16/06/2015


Cuidados para proteger computador e smartphone de vírus



Hoje em dia não é raro você ouvir ou até mesmo dizer que “sua vida está dentro do computador”. São tantas as ferramentas e alternativas que essas máquinas proporcionam, desde compras onlines até transações bancárias, que é necessário garantir que você esteja acessando um ambiente seguro para que senhas e outros dados pessoais não sejam roubados por pessoas mal-intencionadas. Por isso é muito importante se proteger contra vírus e ameaças.

Ao colocar na balança todos os benefícios que você pode usufruir ao deixar o seu computador, notebook, tablet ou até mesmo smartphone mais seguro contra ameaças, você verá que vale a pena dedicar um tempo a mais ativando e atualizando todas as medidas de proteção. Sem contar que ninguém vai querer correr qualquer risco com informações confidenciais tanto profissionalmente quanto para assuntos pessoais, especialmente os usuários de smartphones mais modernos, como esse, que normalmente utilizam o aparelho para uma infinidade de funções, inclusive com o hábito de realizar transações financeiras.

Use antivírus

Possuir um programa de antivírus e mantê-lo sempre atualizado é essencial para proteger o seu computador contra diversos tipos de ameaças. Esses programas costumam verificar o seu e-mail, o sistema operacional e os arquivos. Todos os dias, no entanto, surgem novos vírus, por isso é importante definir as configurações deste software para instalar automaticamente as atualizações e fazer a varredura em seu computador com frequência.

Cuidado com anexos

Apesar do antivírus ser eficiente para verificar o seu e-mail, você continua tendo livre arbítrio para fazer suas atividades na internet. Um meio comum de ter o computador infectado é através de anexos em e-mails desconhecidos ou enviados por outras pessoas que já foram infectadas. Você deve ter cuidado até mesmo com aquelas belas apresentações de imagens, pois muitas podem ter sido enviadas com má intenção da primeira pessoa que a compartilhou.

Atualize seu computador

Os sistemas operacionais costumam oferecer atualizações esporádicas, permitindo que seu computador atualize automaticamente contra todos esses perigos online. Certifique-se de que essas atualizações sejam instaladas sempre que for solicitado, trazendo mais segurança para os seus dados e arquivos.

Utilize um firewall

A principal função de um firewall é alertar o usuário que existem atividades suspeitas sendo realizadas em seu computador. Isso inclui a instalação de arquivos sem o seu consentimento, que podem roubar suas informações. Esse programa também ajuda a bloquear possíveis vírus, worms e hackers.

Bloqueie pop-ups

As desagradáveis janelas pop-ups, que costumam ser abertas com intenção publicitária sem a permissão do usuário, podem ser um risco a mais. Mesmo que não tenham a intenção de infectar seu computador, alguns anúncios podem ser mal-intencionados ou inseguros. A ativação de um bloqueador de pop-ups impede que as janelas fiquem abrindo e facilita a navegação na internet.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade