Publicado em 06/05/2009
Para Antônio Olinto, autor de vários livros sobre cicloturismo e fundador do projeto de cicloturismo no Brasil: “O cicloturismo enquanto forma de viajar é fascinante, pois a bicicleta tem uma "magia especial" que atrai as pessoas. Diferente de qualquer outro veículo. Quando chegava às localidades com minha bicicleta carregada eu atraía a atenção das pessoas que vinham conversar comigo para saber mais sobre o que estava fazendo.
Nesta hora, a bicicleta realiza um papel marcante de forçar o relacionamento com as pessoas do local, sendo assim, o viajante tem a oportunidade de conhecer mais sobre o país e as pessoas que são muito mais que os lugares, pois tem verdadeiros universos dentro de si”, explica.
O cicloturismo também modifica a visão do exercício físico, ou seja, um cicloturista não busca quebrar recordes, mas sim, desafios, recreação e conhecimento. Buscando valorizar esta nova prática de turismo, Florianópolis sediará nos dias 10 a 12 de maio, o Workshop “Cicloturismo e suas perspectivas no Brasil”, que acontecerá no Hotel Canto da Ilha (Avenida Luiz Boiteux Piazza, 4810, Ponta das Canas). O evento inicia as discussões sobre o turismo na Cidade, já que dois dias depois acontecerá o WTTC (evento internacional que discutirá o setor).