img

Florianópolis, 28/04/2024




COMUNIDADE

Evento discute o futuro da Região Metropolitana de Florianópolis

Publicado em 05/11/2013


Evento discute o futuro da Região Metropolitana de Florianópolis



Capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), menor taxa de analfabetismo e maior renda per capita por domicílio do Brasil, Florianópolis oferece elevada qualidade de vida a seus moradores e aos que a visitam.

Porém há problemas que vêm se agravando nos últimos anos, como os relacionados à mobilidade urbana, ao saneamento e à habitação, que exigem um planejamento sério e rigoroso por parte das autoridades para garantir uma cidade melhor às futuras gerações.

A questão da mobilidade urbana e, especialmente, da ligação ilha-continente, é uma das mais urgentes a serem resolvidas. Somente na última década a frota de veículos das cidades conurbadas a Florianópolis teve um crescimento de 128%. Outro questão a ser repensada é a mudança por que passa a cidade na alta temporada, quando há uma explosão da demanda, aumento de preços, complicações no trânsito e impacto direto no mercado imobiliário.

Mas e nos próximos 25 anos, como estará a infraestrutura de Florianópolis? Conseguirá suportar esse crescimento?

Esse cenário e o futuro da cidade serão abordados no evento “De olho no futuro: Como estará Florianópolis daqui a 25 anos?”, a serpromovido pelo Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) no dia 7 de novembro, a partir das 13h30, na Sede da ACE – Associação Catarinense de Engenheiros. A campanha percorrerá, nos próximos meses, mais quatro metrópoles do Brasil. 

De acordo com o presidente do Sinaenco, João Alberto Viol, o objetivo do evento é reunir a comunidade técnica, a comunidade política, os estudantes e a sociedade civil para pensarmos junto o futuro das nossas cidades. “Queremos fomentar o planejamento como instrumento essencial para delinearmos a cidade que queremos, pois acreditamos que esta é a única maneira possível de transformarmos a cidade de poucos em umacidade de todos”, destaca Viol.

 

O evento foi divido em dois painéis de apresentação: no primeiro painel o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis Dalmo Vieira Filho, a presidente da Associação FloripAmanhã Elizenia Becker e o professor universitário e diretor da ACE – Associação Catarinense de Engenheiros, Roberto Oliveira, discutem o tema “Florianópolis 25 anos: revendo o passado, compreendendo o presente e projetando o futuro”.

 

O segundo painel – “Pensando juntos a região do futuro: como estará a Região Metropolitana de Florianópolis daqui a 25 anos?” – reunirá oengenheiro da SC Parcerias, Guilherme Medeiros, o presidentes do Crea /SC, Carlos Alberto Kita Xavier, e a arquiteta Silvia Lenzi, do CAU/SC.

 

As inscrições para o evento são gratuitas, porém limitadas, e poderão ser realizadas pelo site olhonofuturo.org.br. No website criado exclusivamente para esta campanha também é possível deixar uma ideia para melhorar a cidade de Florianópolis.  As melhores ideias farão parte de um documento que, juntamente com a síntese do encontro, será entregue às autoridades municipais, estaduais e federal.

 

AGENDA
De olho no futuro: como estará Florianópolis daqui a 25 anos?
Local: ACE – Associação Catarinense de Engenheiros -  Capitão Euclides de Castro, 360 – Coqueiros
Data: 7 de novembro

Horário: das 13h30 às 18h00
Inscrições gratuitas pelo site olhonofuturo.org.br









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade