Publicado em 13/09/2013
O objetivo da visita foi conferir o andamento dos trabalhos que está com o cronograma atrasado. “A empresa precisa colocar mais funcionários para acelerar o trabalho. Os prazos precisam ser cumpridos”, observou Murilo Flores.
A restauração da ponte Hercílio Luz está numa fase delicada chamada de contraventamento. Na prática isso significa reforçar as bases subquáticas que servirão de suporte para a estrutura provisória que sustentará a ponte. “O contraventamento está sendo feito por cinco mergulhadores na hora que a maré acalma, às vezes, é às duas horas da madrugada, outras, sábados e domingos”, explica o engenheiro do Deinfra, Adolar Ferreira Filho.
Os mergulhadores são responsáveis por garantir o travamento das barras de aço soldadas a 35 metros de profundidade. Eles parafusam as estruturas que fortalecem os pilares. “O maior desafio é a correnteza e a visibilidade lá embaixo porque a água é muito turva”, comenta o mergulhador Cristiano Ortiz.
Após esta etapa, será instalada a estrutura provisória de treliças que sustentará a ponte pênsil para permitir a troca da barra de olhal. A previsão é que esse trabalho comece em dezembro.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.
Santa Catarina se prepara para receber lÃderes dos Estados do Sul e Sudeste na reunião do COSUD |