img

Florianópolis, 27/04/2024




ARTIGOS

Engenheiro diz que uso do LED é a grande aposta para a iluminação pública

Publicado em 12/09/2013


Engenheiro diz que uso do LED é a grande aposta para a iluminação pública



A iluminação pública tem o objetivo de promover a segurança do cidadão e prolongar o convívio noturno nas cidades. Inevitável em longo prazo, o desenvolvimento de tecnologias que consomem menos energia elétrica e não carregam substâncias nocivas ao meio ambiente permitirá maior eficiência do serviço ao longo das décadas.

Solução que partiu da necessidade de evolução do setor de iluminação, o LED (Light Emission Diods, em português, diodos emissores de luz) possui diversas vantagens. Sua vida útil é considerável, se comparado às lâmpadas de descarga convencionais.Seu uso é apropriado para iluminação pública, pois resulta em grande economia de energia e diminuição no gasto de manutenção.

No caso de pontes, viadutos, túneis e grandes vias, a diminuição das interrupções do trânsito para troca de equipamentos favorece também a mobilidade urbana.

A tecnologia LED permite a reprodução das mais diversas tonalidades de cor branca com eficiência e qualidade, o que auxilia a visualização de obstáculos e feições.

Por sua luz não carregar raios IV e UV, não danifica materiais próximos ou atrai insetos. Luminárias de LED podem ser descartadas por meios normais, diferentemente das lâmpadas de descarga convencionais, que exigem descarte apropriado de alto custeio e que levam perigo a saúde. É apropriada para o uso com sistemas de telecomando e telecontrole, permitindo ainda maior economia e excelencia do serviço público de iluminação.

Tendo em vista todas essas vantagens, com a rápida queda nos preços e a melhora da potência, o LED estará cada dia mais viável financeiramente. Países da Europa, além dos EUA, possuem instalações públicas de LED energeticamente eficientes e esteticamente inovadoras. No Brasil, São Paulo e Florianópolis estão entre as cidades pioneiras na utilização da tecnologia na iluminação pública.

A mudança das lâmpadas de descarga de vapor de sódio de cor amarela para as de LED será gradativa, e deve começar por aquelas de maior potencia. A perspectiva é de que, ao longo dos próximos anos, a tecnologia LED seja uma realidade difundida nos espaços públicos de todo o país.  

Gilberto Vieira Filho
Engenheiro eletricista - Diretor da SQE LUZ









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade