Publicado em 15/06/2013
O evento chega a sua 17ª edição como uma das principais janelas do audiovisual produzido no Mercosul, além de espaço para o debate de políticas de fomento e integração cultural na região. “Nessa trajetória de 17 anos, formamos público e consolidamos uma integração real entre entidades do audiovisual, setores governamentais e produtores de cultura de todo o continente”, comemora Antônio Celso dos Santos, coordenador geral do FAM.
A noite de gala do FAM começa às 18 horas, com a mostra Paralelas do FAM, que traz a melhor música produzida na Ilha para o Hall de Eventos. A abertura será da Banda Educacional Floripa, composta por 40 jovens da comunidade do Rio Vermelho, sob a regência de Paulo Vinícius Rampinelli e depois com a apresentação de Renata Swoboda e Max Tommasi. Às 19h30 inicia a cerimônia de abertura. Logo depois, às 21 horas, será a hora de conferir a estreia do longa Rendas no Ar, de Sandra Alves, totalmente filmado na Ilha de Anhatomirim e realizado com recursos do Edital Catarinense de Cinema 2009.
Além da diretora Sandra Alves, estarão presentes no Auditório Garapuvu os integrantes da equipe técnica que produziu o longa, parte do elenco, como os atores Renato Turnes, Rejane Arruda e Chico Caprario, a roteirista Vera Longo e a equipe da Usina da Alegria Planetária, produtora associada que assina a inovadora direção de arte do filme.
O FAM acontece até 21 de junho na Universidade Federal de Santa Catarina, com entrada gratuita em todas as atividades, patrocínio do FunCultural/Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte/Governo do Estado de Santa Catarina e Petrobras/Governo Federal. Apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e Fundação Franklin Cascaes/Prefeitura Municipal de Florianópolis e realização da Associação Cultural Panvision.