img

Florianópolis, 28/04/2024




ESPORTES

Temporada da tainha em SC inicia com acordo entre surfistas e pescadores

Publicado em 17/05/2013


Fabricio Escandiuzzi
Temporada da tainha em SC inicia com acordo entre surfistas e pescadores



Na última quarta feira, 15 de maio, foi aberta oficialmente a temporada de pesca da tainha em todo litoral brasileiro, fonte de renda de muitas famílias e uma tradição no litoral catarinense, e também causa de alguns conflitos entre surfistas e pescadores, devido à interdição de algumas praias para a prática do esporte.

Em Santa Catarina, a Fecasurf – Federação Catarinense de Surf possui um acordo entre os surfistas e os pescadores, que pretende garantir a paz e a harmonia entre ambas às partes nesta época de pesca. Na maioria das praias catarinenses terá uma placa indicando se no local é permitida a prática de esportes. As placas têm bandeiras que quando erguidas sinalizam a presença de cardumes de peixe na área, não sendo permitida a prática de esportes, e quando abaixadas sinalizam área livre para prática de esportes.

A pesca da Tainha é uma tradição no litoral catarinense há muitos anos, assim como o surfe agora é profissão, e o sucesso deste acordo, é o respeito mútuo, declarou Fred Leite, presidente da Fecasurf. Uma dica para evitar conflitos, é quando chegar as praias fechadas dirigir-se primeiro aos barracos de pesca para obter as informações se realmente naquele dia a praia estará fechada para o surf, bem como, todo pescador deve manter o respeito para com os esportistas.

Em Florianópolis, as praias liberadas para a prática de esportes são: Praia da Joaquina, Praia Mole, Lagoinha do Leste, Matadeiro, a 500 metros do canto esquerdo da praia da Armação, a 500 metros do canto direito do Morro das Pedras, a 500 metros para a esquerda da estrada de entrada da praia do Moçambique, a 500 metros do costão das Aranhas na Praia do Moçambique, a 500 metros do canto direito da Praia do Santinho, a 500 metros do canto esquerdo da praia dos Ingleses.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade