img

GERAL

COMDES recebe representantes ANTT e Autopista Litoral Sul nesta sexta-feira

Publicado em 08/05/2013


COMDES recebe representantes ANTT e Autopista Litoral Sul nesta sexta-feira



Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis vai cobrar explicações sobre novo descumprimento de prazo para viabilização da alça de contorno viário. Reunião também terá a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e outros órgãos ligados à mobilidade da região.

Nesta sexta-feira (10), às 11h, o Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) realiza reunião com Viviane Esse, superintendente de Exploração e de Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT), e Paulo Castro, diretor-superintendente da Autopista Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho Norte da BR-101.

A intenção é cobrar explicações sobre o descumprimento do prazo para entrega do estudo de impacto ambiental, fundamental para o início das obras da alça de contorno viário em Florianópolis. O encontro, que será realizado no Hotel Maria do Mar, na Capital, também vai contar com a presença de representantes das mais de 30 entidades que integram o Conselho, além do secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, do presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, Reno Caramori, do diretor SC-PR da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, João Chiminazzo Neto, entre outros órgãos ligados à mobilidade urbana.

“Queremos explicações do por que a Autopista não fez os estudos necessários dentro do prazo que havia sido acordado e porque a Agência não fiscalizou corretamente a concessionária”, afirma o presidente do COMDES, Doreni Caramori Jr. Os estudos de impacto ambiental deveriam estar prontos em abril deste ano. Mas a Autopista protocolou apenas a solicitação para o inicio das análises no último dia 2 de abril.

Sem o estudo, o inicio das obras vai novamente atrasar – a conclusão do estudo demora pelo menos um ano - e o Contorno Viário não deve ficar pronto antes de 2018. Segundo Caramori Jr., “mais uma vez a concessionária descumpriu os prazos estabelecidos e a ANTT se omitiu, prejudicando o desenvolvimento de toda a região, já que o contorno é uma obra essencial para desafogar o trânsito e melhorar a mobilidade”, diz.

A alça de contorno viário é umas das ‘bandeiras’ defendidas pelo COMDES, que trabalha ativamente para concretizar o projeto. A mobilização do Conselho, que este ano criou uma comissão específica para tratar das questões de mobilidade urbana, já resultou na manutenção do traçado original do contorno. Por muito tempo, a indefinição foi um dos grandes empecilhos para o andamento do projeto.









Shopping







Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...

Cidades


Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!


Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade