Publicado em 18/04/2013
Gaudêncio Frigotto, referência em educação, Doutor em Ciências Humanas (Educação) pela PUC/SP. Atualmente professor no programa de Pós graduação em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade dos Estado do Rio de Janeiro. Autor e coautor de mais de 20 livros e dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais.
No país, 9,6% dos estudantes neste ciclo abandonam a escola e Santa Catarina acompanha o mesmo índice com um taxa de 9,06% registrada no ano passado, segundo a Secretaria Estadual de Educação do Estado. O desinteresse dos estudantes é apontado como um dos principais motivos e o desafio dos educadores é criar uma grade curricular atraente, tanto que o Ministério da Educação (MEC) planeja uma nova proposta.
O assunto ganhará repercussão nacional em Santa Catarina, que irá sediar um dos maiores eventos do Brasil em Educação. Entre os dias 8 e 10 de agosto Florianópolis receberá a 9ª edição do Congresso Educasul, que terá como tema central “Ensino Médio em foco: interfaces da educação Integral e Profissional”. Desde sua primeira edição, o congresso, promovido pela Capacitar Eventos, reuniu mais 15 mil profissionais da área e a expectativa para este ano, é atingir um público de 2 mil educadores.
Simultaneamente, temas ligados exclusivamente à educação infantil serão debatidos no Engeduc – Congresso de Educação Infantil. Oportunidade para discutir a implantação da lei 12.796, publicada no último dia 5 de abril e que obrigará os pais a matricularem seus filhos, na faixa etária de 4 a 5 anos. O Centrosul terá ainda um espaço para a Fequalit 2013 – Feira da Educação e Qualificação para o Trabalho, que terá como destaque a capacitação para o mercado de trabalho e será aberta ao público gratuitamente.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.