Publicado em 12/06/2012
“Queremos levar o Água e Educação Brasil aos profissionais que estarão compartilhando informações, problemáticas e sugestões sobre o assunto. Realmente o projeto é inovador e com resultados comprovados. O encontro será uma ótima oportunidade para conhecermos mais de perto essas propostas e mostrar o alto nível da nossa solução”, comenta Fabian Schvartzman, um dos coordenadores do Programa e responsável pela apresentação na Rio+20.
Para o diretor administrativo da FloripAmanhã e coordenador do Programa na Associação, Antônio Barbosa, o Água e Educação Brasil visa o futuro, dentro das linhas de atuação da FloripAmanhã. “Nós gerenciamos o A&E Brasil a partir de Florianópolis como única entidade anfitriã no país, e contamos com parceiros para divulgar e capilarizar as ações em outras regiões, como é o caso da CAÁ Ambiental no Sudeste. É gratificante para nossa entidade estar nesse grande evento e é também estimulante, como desafio, levarmos o A&E Brasil para o público da Rio+20 e indiretamente dar visibilidade ao Programa a pessoas do mundo todo".
A apresentação no Rio de Janeiro será feita com atividades lúdicas presentes no livro utilizado nos cursos de formação de professores. “São propostas didáticas que abordam assuntos ambientais complexos, porém, usando jogos viram mais fáceis de entender, aplicar e multiplicar”, explica Schvartzman. “A exposição se completa com as últimas novidades do projeto e visão geral das outras atividades da FloripAmanhã, uma associação com estrutura interdisciplinar, que envolve diversos projetos, abrangendo meio ambiente, urbanismo e cultura”, completa.
De acordo com Schvartzman, além de apresentar o Programa Água e Educação e a Associação FloripAmanhã, a participação na Rio+20 favorecerá o relacionamento com outros programas de educação ambiental dos mais diversos segmentos e regiões do mundo.
O Programa Água e Educação foi criado pela Fundação Project WET em 1984. Na América Latina, tem uma sólida parceria com o Projeto Hidrológico Internacional da UNESCO, que adapta, difunde e ajuda a aplicar o Projeto em diversos países da região. No Brasil, é acolhido pela Associação FloripAmanhã desde agosto de 2011, levando cursos de educação ambiental sobre água para professores, alunos, empresas e outros multiplicadores interessados. Duas escolas municiais de Florianópolis participaram do Programa “piloto” em 2011, atendendo 240 alunos e cinco docentes.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.