img

Florianópolis, 28/04/2024




GERAL

Experi?ncias sensoriais e abstratas s?o temas de palestra em Florianópolis

Publicado em 16/04/2012





Temas que envolvem a psique humana sempre aguçam a curiosidade e despertam indagaç?es. O cérebro é capaz de reproduzir sentimentos, abstraç?es, pressentir aç?es futuras e até mesmo, coordenar atitudes e estimular a imaginaç?o.

 

No dia 18 de abril, quarta-feira, o filósofo clínico Bruno Packter coordena a palestra Filosofia Clínica e as experiências sensoriais e abstratas, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping.  O evento, com início às 19h30, terá entrada franca.

Para a Filosofia Clínica as chamadas experiências abstratas estão diretamente relacionadas a questões como conceitos e ideias. “As abstrações dizem respeito aos ‘movimentos’ soltos dos conceitos intelectuais e nem sempre possuem fundamentos lógicos”, diz Bruno Packter.

Já as experiências sensoriais estão diretamente ligadas aos cinco sentidos humanos – visão, audição, paladar, tato e olfato. “É possível que uma pessoa vivencie estes dois tipos de experiências simultaneamente. Isto ocorre quando, por exemplo, tocamos na água morna e nossa mente nos remete a imagem de uma cachoeira com águas mornas”, exemplifica o filósofo.  

Bruno afirma que, em certas ocasiões, são os estímulos produzidos pela mente que levam o indivíduo a realizar determinadas ações. “Um exemplo seria uma pessoa que idealiza ter um automóvel e, para isso, cria condições para que isso se torne realidade”, comenta.

Aos que idealizam a si próprio, o palestrante alerta que nem sempre o ser humano é capaz de descrever a sua auto imagem sendo fiel a realidade.  Existem casos em que a ligação entre as experiências sensoriais e abstratas são tão intrínsecas que o indivíduo passa a entrar em conflito, dando mais valor aos aspectos materiais de sua vida do que as características relacionadas a sua essência. Estas e outras questões relacionadas a mente humana serão esclarecidas por Bruno Packter na palestra.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.


Mais lidas de hoje


Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade