Publicado em 13/02/2012
Vejamos a agenda da excelentíssima senhora presidente na segunda-feira, dia de 13 de fevereiro de 2012. Depois de receber o vice-primeiro-ministro chin?s, Wang Qishan, no Palácio do Planalto, e bater um papinho sobre os comunas escravagistas do oriente, Dilma embarcou ?s 14 horas rumo ao Rio de Janeiro. Objetivo: participar da solenidade de posse da amiga Maria da Graça Foster como nova presidente Petrobras. De carona no ?AeroLula?, seguem as mais diversas espécies: parlamentares aliados, ministros de Estado, apaniguados políticos e toda equipe de assessoria presidencial. Pouco tempo depois, ?s 17 horas, a turma volta para Brasília. Uma farra, em suma!
Vale ressaltar que n?o podemos (nem devemos!) minimizar uma cerimônia dessa estatura. Mas vamos e convenhamos: a solenidade bem poderia ser realizada na sede do Ministério de Minas e Energia, órg?o responsável pela estatal, em Brasília. A nova presidente da Petrobras pegaria um voo comercial (pagando, no máximo, R$ 500) e seria paparicada na Capital Federal da mesmíssima forma. E para n?o desprestigiar os altos funcionários cariocas, no dia seguinte Maria da Graça Foster poderia realizar um rito interno no sal?o nobre da empresa, no Rio de Janeiro. Mas ninguém quer economizar nessas horas. O negócio é torrar o dinheiro público sem qualquer parcimônia.
Como n?o há bons exemplos partindo dos ?andares de cima?, a sacanagem aérea oficial corre solta. Desde o primeiro ano do governo petista do ex-presidente Lula, em 2003, até os dias da poderosa Dilma, nunca antes na história desse país se gastou tanto com viagens oficiais em todas as instâncias. E que ninguém se engane: além dos gastos com os voos, cada integrante dessas comitivas ainda recebe valores extras a título de ?diárias de viagens?. Uma única viagem curtinha da presidente chega a custar, no fim das contas, cerca de R$ 200 mil aos cofres públicos.
E n?o é só Dilma quem brinca de voar pra lá e pra cá ? custa do dinheiro público. A bandalheira das viagens oficiais desnecessárias e sem qualquer princípio de otimizaç?o dos gastos infestou os Poderes. Virou farra generalizada! Basta observar a denúncia do jornal Folha de S?o Paulo contra o ex-ministro da Educaç?o e atual pré-candidato petista ? prefeitura paulista. A matéria investigativa do repórter Lúcio Vaz apurou que, entre 2010 e 2011, Fernando Haddad fez 129 deslocamentos aéreos em jatinhos da FAB. Desse total, em 97 viagens o ent?o ministro estava acompanhado da família. A utilizaç?o de aeronaves oficiais é regulamentada pelo decreto federal n? 4.244/2002, que garante o transporte de autoridades para agendas de governo e para suas resid?ncias. Mas n?o há uma única linha no decreto assegurando a extens?o desse benefício a familiares e amigos das autoridades. Dane-se! Já que n?o sai do bolso deles, o negócio é rosetar!
Em última instância, se essas viagens, ditas oficiais, resultassem em efici?ncia da máquina administrativa, poderíamos tentar justificar a gastança. Mas, 90% dos casos s?o apenas passeios e campanhas eleitoreiras fora de época, disfarçados em inauguraç?es de obras inacabadas e discursos palanquistas. O nosso suado dinheiro paga tudo isso. Voa, dona Dilma! Porque o povo brasileiro seguirá a pé, bancando a pajelança aérea oficial. Voa, dona Dilma, pode voar!
HELDER CALDEIRA*
Escritor, Jornalista Político, Palestrante e Conferencista
www.heldercaldeira.com.br ? helder@heldercaldeira.com.br
*Autor do livro ?A 1? PRESIDENTA? (Editora Faces, 2011, 240 páginas), primeira obra publicada no Brasil com a análise da trajetória da presidente Dilma Rousseff, e comentarista político da REDE RECORD de Mato Grosso, onde apresenta o quadro ?iPOLÍTICA?.
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