img

Florianópolis, 27/04/2024




CULTURA

Livros infantis auxiliam na conscientizaç?o sobre o bullying

Publicado em 27/01/2012


Livros infantis auxiliam na conscientizaç?o sobre o bullying



Considerada uma das formas de viol?ncia que mais cresce no mundo, o bullying se tornou comum entre alunos e colegas em milhares de escolas e é caracterizado por agress?es intencionais, verbais ou físicas, de forma repetitiva. Com o início do ano escolar, a quest?o volta a ser tema constante de debates sobre como tais atitudes podem afetar emocional e fisicamente uma criança. Além do isolamento ou queda no rendimento escolar, as vítimas do bullying apresentam, muitas vezes, diferentes doenças e mudanças nos traços de personalidade.

Existem diversas alternativas que contribuem para a reduç?o do número de casos de bullying. A principal é conscientizaç?o das crianças, desde pequenas, pelos pais e familiares. A fim de auxiliar neste processo, a Editora Vale das Letras, de Blumenau (SC), acaba de lançar oito livros com o foco no bullying. Cada uma das obras aborda uma situaç?o específica, relacionada ? realidade de quem agride ou de quem sofre a agress?o.

O destaque vai para as obras escritas pela blumenauense Nana Toledo. Do total, seis livros s?o de autoria de Nana. ?Passamos por uma série de pesquisas e discuss?es com a equipe pedagógica. Sempre tivemos muito cuidado em como o bullying seria tratado, afinal é um assunto bastante pol?mico. Surgiram inspiraç?es e experi?ncias e, por meio de uma linguagem lúdica, os livros abordam os conflitos dos personagens, de forma simples e diretas, como as próprias crianças?, explica.

A autora afirma que, a partir do contato com as histórias, a criança, o educador ou a família encontram um modo de dialogar com suas experi?ncias pessoais e cotidianas e deste modo percebem que n?o est?o sozinhos. ?Os contos podem auxiliar para que sentimentos de medo e ansiedade gerados pelo bullying podem deixar de ser silenciados. Aí está a importância de ler e ouvir histórias, pois cada leitor vincula o conto com a situaç?o ou virtude que está desenvolvendo na formaç?o de sua personalidade?, destaca Nana.

Sobre Nana Toledo

Nana Toledo é escritora, cantora e compositora. Gravou inúmeros CDS e possui diversos livros publicados, de forma independente e pela Editora Vale das letras. Entre as coleç?es, est?o a Casa dos Sentimentos, Poeminhas Ecológicos e Cantigas em Contos. É formada em Pedagogia e Artes, com especializaç?es nas áreas de Alfabetizaç?o, Literatura e Musicoterapia. Com mais de 20 anos de experi?ncia, atua como educadora musical, focalizadora de danças circulares e contadora de histórias. Presta assessoria pedagógica a empresas e instituiç?es, além de ministrar workshops e palestras nas áreas em que atua.









Shopping








Leia também ...



















Aqui tem mais notícias para você ler ...



Contribuia com apenas R$ 1,00 no PIX

Abra o APP de seu banco.



Editorias
Geral
Cidades
Comunidade
Variedades
Tecnologia
Turismo
Esportes
Diversão
Politica
Musica
Regional
Marketing

Nossa rede
Unique TV
Unique Planalto Norte
Rádio Unique
Sport SC
Trip News
Tech Today
Jornal Trindade
Rádio C4 FM

Publicidade