(A)Gentes do Riso celebram a Semana Municipal do Livro Infantil no Hospital Infantil Joana de Gusmão

Os (A)Gentes do Riso, já conhecidos na cidade e no Estado pelas suas intervenções cheias de palhaçaria e alegria no Hospital Infantil Joana de Gusmão, retomam os plantões na instituição que atende crianças vindas dos mais diversos lugares de Santa Catarina em busca de cuidados médicos. A trupe de 13 palhaças e palhaços irá reiniciar o trabalho nesta quarta – dia 16 de abril, com intervenção que compõem a 16ª Semana Municipal do Livro Infantil. Esse é o ano 14 da iniciativa, que já faz história.
Os (A)Gentes irão levar para dentro do hospital histórias e narrativas infantis de forma bem especial: com muita interação com as crianças, acompanhantes e funcionários. A Semana Municipal do Livro Infantil, instituída em 2010, acontece no período da comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil e do nascimento do escritor Monteiro Lobato (18 de Abril).
E esse será só o começo. Todas as quarta-feiras, até 13 de agosto, seis duplas de (A)Gentes irão visitar pacientes do hospital para transformar a energia do ambiente. Essas figuras queridas e irreverentes apoiam a equipe do Joana de Gusmão com o que fazem de melhor: fazer rir.
“Estamos entrando no ano 14 com um grupo de artistas que integra há muitos anos o projeto, pesquisando em continuidade, aperfeiçoando este trabalho. Nesse tempo, abrimos a nossa escuta para o que é necessário ao momento, ao encontro, descobrindo a medida certa da bagunça, a temperatura do riso e os muitos modos de fazer graça num ambiente tão específico. Sabemos que nem sempre é possível sorrir, mas aprendemos que, na maioria das vezes, a alegria melhora tudo, além de ser uma potente aliada nos processos de cura”, afirma Egon Seidler, o palhaço Jubi e um dos coordenadores do projeto.