Turistas chilenos impulsionam voos internacionais para Florianópolis e ações de promoção ganham destaque nacional

Com 800 voos originados do Chile na última temporada de verão, o país se consolidou como o segundo maior emissor de turistas internacionais para Florianópolis, atrás apenas da Argentina.
O Destino Floripa & Região fortaleceu sua presença no mercado chileno e colhe os frutos: entre dezembro de 2024 e abril deste ano, cerca de 140 mil visitantes chilenos desembarcaram em Florianópolis e cidades vizinhas. O volume de voos do Chile superou em quatro vezes a soma dos voos vindos de todos os outros países (exceto Argentina), segundo dados do aeroporto da Capital.
Para ampliar ainda mais esse cenário positivo, a entidade promoveu o primeiro Florianópolis Day de 2025 no Chile, com cinco dias de atividades voltadas à capacitação de agentes de viagem, operadores, influenciadores e jornalistas. A ação alcançou diretamente 130 profissionais do setor em Santiago, incluindo visitas às dez principais operadoras de turismo da capital chilena.
Esses resultados e a estratégia de internacionalização serão apresentados nesta semana durante o UneCongresso, evento nacional realizado em Porto Alegre até sexta-feira (27). O presidente do Destino Floripa & Região, Mário Costa Júnior, participará do painel “Governança em ação”, onde abordará os desafios do pós-pandemia, os impactos do programa de capacitação de profissionais e os resultados concretos das edições do Florianópolis Day.
Além do Chile, o projeto já passou por São Paulo, com uma edição estendida por 11 dias na capital e interior, e tem novas ações programadas para 2025 em Minas Gerais, Argentina, Uruguai e Paraguai.
O UneCongresso é promovido pela Unedestinos (União Nacional de Convention & Visitors Bureau e Entidades de Destinos) e reúne lideranças de todo o Brasil para discutir marketing turístico, posicionamento de mercado, parcerias e estratégias para captação de eventos e atração de visitantes.