21 de outubro de 2025
#Florianopolis #Politica

Prefeitura de Florianópolis anuncia mudanças no secretariado a partir de 1º de agosto

Moacir da Silva assume a Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade; Araújo Gomes será o novo controlador-geral do município

A Prefeitura de Florianópolis anunciou alterações em duas importantes pastas do governo municipal, com mudanças que passam a valer a partir desta sexta-feira, 1º de agosto. O atual secretário executivo de Operações de Mobilidade, Araújo Gomes, assume a Controladoria-Geral do Município, substituindo Rodrigo de Bona, auditor de carreira da União, que retorna às suas funções na esfera federal.

Para ocupar o cargo deixado por Gomes, foi nomeado Moacir da Silva, servidor aposentado da Prefeitura de Florianópolis e ex-vereador por São José. A nomeação será oficializada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 31 de julho.

Com sólida atuação na região continental da Capital, Moacir chega com a missão de fortalecer a integração entre Florianópolis e os municípios vizinhos, contribuindo para melhorias na mobilidade urbana e ampliando a participação da cidade no contexto metropolitano.

Quem é Moacir da Silva
Servidor de carreira em Florianópolis, Moacir da Silva é formado em Engenharia Sanitária e Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Possui ainda pós-graduação em Gestão Hospitalar e especialização em Administração Hospitalar.

Em sua trajetória, atuou em diferentes áreas do serviço público. Entre os cargos que ocupou estão: gerente administrativo do Instituto de Psiquiatria do Estado (1995-1998), secretário de Desenvolvimento Econômico (2005-2006), secretário municipal da Receita e de Planejamento de São José, além de superintendente do Meio Ambiente, cargo no qual foi responsável pela criação do Jardim Botânico de São José — o primeiro do estado de Santa Catarina.

Perfil de Araújo Gomes
Coronel da reserva da Polícia Militar, Araújo Gomes ingressou na corporação em 1985, tendo atuado em diversas áreas operacionais e estratégicas. Teve participação ativa em missões nacionais como a força-tarefa federal em desastres na serra fluminense, a coordenação de segurança do Fórum Social Mundial no Pará e o planejamento da candidatura olímpica do Rio de Janeiro.

Ex-comandante geral da Polícia Militar e ex-secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, também presidiu o Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais de Corpos de Bombeiros e Polícias Militares. Nos últimos anos, integrou a equipe da Prefeitura de Florianópolis como secretário de Segurança e Ordem Pública e, mais recentemente, como responsável pela Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade.

As mudanças integram uma nova fase da gestão municipal, com foco em ampliar a eficiência administrativa e a integração regional.

Prefeitura de Florianópolis anuncia mudanças no secretariado a partir de 1º de agosto

Sounds in da City celebra 15 anos

Prefeitura de Florianópolis anuncia mudanças no secretariado a partir de 1º de agosto

Confira a coluna que está repleta de