21 de outubro de 2025
#Destaques #Florianopolis #Policia

Operação Fio Desencapado apreende mais de 7,5 toneladas de cobre e interdita 10 estabelecimentos na Grande Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta segunda-feira (4) o balanço da Operação Fio Desencapado, que resultou na apreensão de 7,5 toneladas de cobre, 15 pessoas conduzidas por receptação, 10 estabelecimentos interditados e três armas de fogo retiradas de circulação no primeiro semestre de 2025.

A prestação de contas ocorreu no auditório da Guarda Municipal e foi conduzida pela vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos. Estiveram presentes o prefeito Topázio Neto, promotores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) Jádel da Silva Júnior e Fabrício Cavalcanti, além de representantes das polícias Militar e Civil, da CELESC e das prefeituras de São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz.

Com foco no combate ao furto de cabos de iluminação pública, fiação irregular e receptação de metais, a operação adotou estratégias de fiscalização e inteligência. Foram mapeados ferros-velhos e pontos de venda suspeitos, a partir de levantamentos prévios da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, em parceria com outros órgãos.

Entre janeiro e junho, 15 operações foram realizadas em diferentes regiões da Capital. Além do cobre, foram apreendidas 6,5 toneladas de material reciclável, cumpridos dois mandados de prisão e emitidos 41 autos de infração. Duas pessoas foram conduzidas por porte ilegal de arma de fogo.

Uma das ações de maior impacto ocorreu em 14 de maio, com a apreensão de três armas, três conduções por receptação e a captura de um foragido da Justiça. No total, 18 ferros-velhos ativos foram fiscalizados e 35 estabelecimentos desativados vistoriados.

Maryanne Mattos ressaltou o papel fundamental da articulação entre as instituições:

“Já percebemos uma redução nos furtos de fios da iluminação pública, porque, se não há para quem vender, não há motivo para roubar. Nosso foco é seguir firmes até desarticular completamente essa organização criminosa que compromete a segurança da população e causa prejuízos aos cofres públicos.”

A Operação Fio Desencapado é uma força-tarefa coordenada pela Prefeitura de Florianópolis, envolvendo a Guarda Municipal, Fiscalização de Serviços Públicos, PROCON, FLORAM, Vigilância Sanitária, COSIP, COMCAP, CELESC, PM, PCSC, empresas de telefonia e o Corpo de Bombeiros. O trabalho continuará nos próximos meses com novas ações previstas em toda a região metropolitana.

O promotor Jadel da Silva Júnior destacou a importância da atuação conjunta:

“A integração entre instituições do sistema de justiça, segurança pública e serviços essenciais à população foi crucial. Cada órgão contribuiu com sua expertise para um resultado mais efetivo no combate a uma rede criminosa que afeta diretamente o cotidiano das pessoas e das estruturas públicas e privadas.”