21 de outubro de 2025
#Destaques #Florianopolis #Geral

Nova ponte da Lagoa da Conceição tem asfaltamento iniciado e será parcialmente aberta até início de julho

A Prefeitura de Florianópolis deu início nesta terça-feira (24) ao asfaltamento da nova ponte da Lagoa da Conceição, a maior obra de infraestrutura em andamento na Capital. Os trabalhos abrangem a pavimentação parcial da rótula no Centrinho da Lagoa, as pistas de acesso do lado da Avenida das Rendeiras e a conclusão total das duas faixas da travessia. A ação marca a etapa final antes da abertura parcial da ponte, prevista para ocorrer até o início de julho.

Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, a intervenção também contempla a instalação da nova iluminação pública e da sinalização de segurança.

Ponte será liberada parcialmente ainda em julho

Na abertura parcial, o tráfego será desviado temporariamente pela faixa da direita da nova ponte, no sentido Avenida das Rendeiras. A ponte antiga, por sua vez, atenderá exclusivamente o fluxo contrário. A liberação total da travessia acontecerá ainda em julho, junto da ativação da rótula no Centrinho da Lagoa e da reorganização viária local.

Novos acessos e alterações no trânsito

Com a nova ponte em funcionamento, os motoristas que estiverem na Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404) e desejarem acessar a travessia deverão entrar pela lateral da rótula, na altura da Rua Manoel Isidoro da Silveira. Já quem trafegar pelas Rendeiras, ao chegar no Centrinho, poderá virar à direita para o Canto dos Araçás ou seguir reto contornando a rótula em direção ao Via Lagoa Shopping. Quem estiver na Henrique Veras e for ao Canto dos Araçás deverá seguir em linha reta.

Obra inclui revitalização completa do entorno

Desde o início das obras, em abril de 2023, já foram concluídos diversos serviços estruturais, como aterros de cabeceiras, fundações, blocos e pilares, estrutura de concreto das pistas, ciclovia e passeio público, além da instalação de barreiras e guarda-corpos. Também já está finalizado o trapiche de madeira de 100 m² que liga o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira à ponte antiga.

Está em construção uma nova praça entre a atual ponte e o Supermercado Chico, no Centrinho. O espaço terá cerca de 650 m², com sanitários acessíveis, bancos, mesas, nova iluminação e paisagismo. Após a demolição da ponte antiga, prevista para após a conclusão da nova, será implantado um boulevard com deck de madeira e guarda-corpo metálico, oferecendo um novo espaço de contemplação da lagoa.

Outro projeto é a construção de uma nova praça no lado das Rendeiras, ocupando o aterro da cabeceira da ponte antiga. A revitalização completa do entorno da nova ponte deve ser concluída no segundo semestre de 2025.

Nova estrutura vai melhorar o tráfego e a navegação

Com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, a nova ponte será construída à direita da estrutura atual e terá duas faixas de rolamento, ciclovia bidirecional de 2,8 metros e passeios de 2,5 metros em cada lado. Sua altura livre passará dos atuais 1,80 metros para 6 metros, permitindo a passagem de embarcações com mais segurança e fluidez. O vão livre também será ampliado de 9 para 30 metros.

Além de facilitar o trânsito de veículos, pedestres e ciclistas, a nova ponte também contribuirá para a melhoria da oxigenação da Lagoa da Conceição e Lagoa Pequena, com impacto ambiental positivo. A ciclovia será integrada às rotas das Rendeiras e ao Terminal da Lagoa (Tilag), ampliando os modais de transporte na região.

Investimento e execução

As obras têm prazo de dois anos e estão sendo executadas pela Cejen Engenharia Ltda., com investimento de R$ 53 milhões. A construção conta com todas as licenças ambientais exigidas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), além de autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos.