21 de outubro de 2025
#Destaques #Florianopolis #Geral

Nova ponte da Lagoa da Conceição é aberta parcialmente ao tráfego em Florianópolis

Obra de R$ 53 milhões é parceria entre estado e município e deve ser concluída até setembro; ponte terá altura e vão livre três vezes maiores que a atual

A nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foi aberta parcialmente ao tráfego de veículos na manhã desta sexta-feira (4). A liberação da faixa da direita, no sentido Centrinho–Avenida das Rendeiras, marca um novo capítulo para a mobilidade na região, que há mais de 20 anos aguardava por uma estrutura moderna e adequada ao fluxo de cerca de 20 mil veículos diários.

A cerimônia contou com a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e do prefeito da Capital, Topázio Neto. Ambos atravessaram a nova estrutura a bordo de um Karmann-ghia antes da abertura oficial ao público.

“A parceria entre estado e município é essencial para tirarmos do papel obras estruturantes como essa”, afirmou Jorginho. Já Topázio reforçou a transformação urbana: “A nova ponte vai mudar a realidade da nossa Lagoa da Conceição”.

Como está funcionando o tráfego

A nova dinâmica prevê tráfego parcial apenas pela faixa direita da nova ponte, no sentido Centrinho–Rendeiras. O fluxo inverso permanece pela ponte antiga. O acesso à nova estrutura, para quem vem da SC-404, é feito pela lateral da rótula da Rua Henrique Veras do Nascimento, próximo à Rua Manoel Isidoro da Silveira.

Estrutura moderna e integração com ciclovias

A ponte tem 214 metros de extensão, 17 metros de largura e design curvo, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, ciclovia bidirecional de 2,8 metros e passeios laterais de 2,5 metros. A altura livre foi elevada de 1,8 m para 6 m, e o vão para embarcações aumentará de 9 m para 30 m, favorecendo a circulação aquática entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena.

Obras no entorno e revitalização

Além da ponte, a região está passando por ampla revitalização. Já foi entregue o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, com arquitetura moderna, bicicletário e banheiros acessíveis. Está em construção uma nova praça no Centrinho, entre o supermercado Chico e a ponte antiga, com sanitários, bancos, iluminação e paisagismo renovado.

Após a demolição da estrutura atual, prevista para ocorrer com a conclusão da nova ponte, será construído um boulevard de contemplação com deck de madeira e guarda-corpos metálicos. Outro espaço semelhante está projetado para o lado das Rendeiras, mas sem ligação direta entre os dois espaços.

Investimento e licenciamento

A obra é executada pela Cejen Engenharia, com investimento de R$ 53 milhões e prazo de dois anos. O projeto conta com licenças ambientais do IMA, autorização da SPU e da Capitania dos Portos.

A conclusão da ponte está prevista para setembro de 2025, incluindo as etapas finais de urbanização e paisagismo nas cabeceiras.