Publicado em 05/11/2010
Nesta quinta-feira, dia 4, Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, apresentou o maior evento de música e entretenimento do mundo para os jornalistas de São Paulo. Durante a coletiva de imprensa, Roberta lembrou as nove edições do Rock in Rio que mobilizaram mais de cinco milhões de pessoas e um bilhão de telespectadores. Em 25 anos, foram investidos mais de 247 milhões de euros. E a expectativa para o ano que vem é engordar estas estatísticas.
“Vai ser um case para mostrar, mais uma vez, que o Rio de Janeiro, e o Brasil, têm toda qualidade, credibilidade e potencial para acolher grandes projetos. Há grandes desafios pela frente, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Sabemos da nossa responsabilidade e temos que ser absolutamente perfeitos”, garantiu Roberta, informando que serão investidos R$ 60 milhões e que o festival terá o apoio de cinco parceiros de peso: Claro, Coca-Cola, Heineken, Trident e Volkswagen.
Para Patricia Kastrup, diretora de Marketing da Claro, o evento é um conjunto de histórias, vivências e experiências. “A Claro não podia ficar fora dessa e deixar de viver essa história”, falou. Já Marco Simões, VP de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola, lembrou que a parceria entre a marca e o Rock in Rio existe desde 1991: “o mais interessante é que o festival nasceu dentro de uma agência de publicidade e não foi pensado só como evento, mas como um projeto de comunicação totalmente abrangente. A Coca-Cola entendeu isso desde o início e entrou no projeto na primeira oportunidade”.
De acordo com Nuno Teles, diretor de Marketing da Heineken Brasil, a expectativa é que essa parceria, que existe desde 2004, dure por muito anos. “A marca Heineken está presente em 180 países e é forte no Brasil. O fato de o Rock in Rio estar voltando ao país é a conjugação perfeita com a nossa marca”, comentou Teles, seguido por Vinicius Germano, gerente de Marketing de Gomas da Trident, que acredita que a parceria trará muitos sorrisos para o evento: “quando vemos os vídeos, os rostos das pessoas no festival, percebemos que elas estão se divertindo, curtindo o festival, sorrindo. Lançamos uma campanha que incentiva exatamente isso, o sorriso.”
No evento, Roberta também falou sobre os 10 anos do projeto Por um Mundo Melhor, que surgiu em 2001 utilizando a música como plataforma de comunicação e mobilização por mais conscientização ambiental e social. Desde então, 3,2 mil jovens já puderam concluir o segundo grau, mais de 40 mil árvores foram plantadas, 760 paineis solares foram instalados em Lisboa, uma escola foi inaugurada na Tanzânia e um centro de saúde foi erguido no Maranhão, entre muitos outros projetos.
Com os mais de cinco milhões de euros investidos, milhares de pessoas no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países foram beneficiadas. “Essas são ações concretas. Se cada empresa privada assumir seus compromissos, o mundo será melhor. “Este é um grande evento que pode ajudar a chamar atenção sobre esses assuntos”, completou Roberta.
O clima do Rock in Rio já começa a esquentar neste domingo, dia 7, com o início da campanha “Voltei”, criada pela Artplan. A primeira ação reforça que “em setembro de 2011, o sonho está de volta”. Na semana seguinte, a campanha “Cidade do Rock” trará filme e spot para apresentar as novidades do festival, como o Palco Mundo, o Palco Sunset e a Eletrônica. Ainda serão exibidas outras diferentes atrações, como roda-gigante, montanha russa, free fall, tirolesa, entre muitas outras novidades que transformarão a cidade do rock num verdadeiro parque temático para todas as idades em 12 horas de muita festa. As ações incluem anúncios em TVs, rádios, jornais, revistas, web e mídia internacional.