Publicado em 11/11/2024
A produção industrial de Santa Catarina registrou um crescimento de 6,8% entre janeiro e setembro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado é o segundo melhor do país, atrás apenas do Ceará (+8,7%) e mais do que o dobro da média nacional, de +3,1%. O bom desempenho da indústria estimula a expansão de outros setores, como comércio e serviços, que também têm registrado elevação no estado.
O crescimento de 6,8% da indústria catarinense em 2024 é fruto da alta de 14 dos 15 subsetores que compõem o indicador. Os maiores percentuais são das áreas de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (+15,9%), fabricação de máquinas e equipamentos (+11,6%), metalurgia (+11%) bem como fabricação de produtos de borracha e de material plástico (+9%). O subsetor de fabricação de móveis (-7,8%) foi o único a oscilar negativamente. Os dados são do IBGE.
O governador Jorginho Mello comemorou o resultado. “A indústria é um dos motores de Santa Catarina e tem avançado de forma consolidada. Estamos crescendo o dobro da média nacional porque somos um estado diferenciado, que faz o dever de casa para atrair investimentos e incentiva o setor produtivo a ampliar e se modernizar”, afirmou.
No comparativo mensal, a produção industrial catarinense em setembro de 2024 registrou alta de 7% em relação ao mesmo período de 2023. Nesse sentido, o desempenho também ficou bem acima da média nacional, de +3,4%. Em setembro Santa Catarina (+7%) ficou à frente de estados como Paraná (+3,7%), São Paulo (+2,9%), bem como Minas Gerais (5,6%), e com a quarta colocação no ranking nacional.
“O Governo do Estado está trabalhando muito forte na atração de investimentos. Seja de empresas de fora para se instalarem aqui, seja para os empresários catarinenses ampliarem seus negócios. Portanto, com parceria, incentivo e confiança, Santa Catarina se destaca nacionalmente mais uma vez mostrando a sua pujança econômica”, ressaltou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Além da alta na produção industrial de SC, o setor tem se destacado na geração de empregos em Santa Catarina. Ao longo dos primeiros nove meses de 2024, por exemplo, a indústria acumula saldo positivo de 44.885 empregos formais gerados. Isso representa, portanto, 34,6% do total de 129.553 oportunidades criadas no estado. Ao todo, a indústria catarinense emprega 818,8 mil trabalhadores no mercado formal. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).