Publicado em 07/11/2024
Em sua primeira ultramaratona, a atleta de natação do Lira Tênis Clube, Nicolle Friedrich Barth, de apenas 17 anos, fez um feito impressionante na 56⁰ Travessia 14 Bis, em Bertioga, litoral de São Paulo, que reuniu 193 atletas no final de outubro. Apenas 149 nadadores finalizaram a prova de 24 km em mar aberto, que foi considerada uma das mais desafiadoras por conta da correnteza contra, e Nicolle surpreendeu ao conquistar o 3º lugar feminino, e o 20º lugar geral entre homens e mulheres.
Apesar de estreante em ultramaratona aquática, Nicolle já havia competido tanto em piscina, quanto águas abertas em provas de 1500m, 3000m, 5000m e, neste ano, realizou a primeira prova de 10 km, no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, em Itajaí, quando ficou em 22⁰ lugar geral, feito que a incentivou a nadar as Ultramaratonas, em especial, a da 14 Bis.
“A prova inteira foi perfeita, hidratação, psicológico, ritmo, consegui colocar tudo que eu treinei em prática ao longo do percurso”, conta Nicolle sobre seu desempenho no litoral paulista. E, passada a emoção, ela já voltou ao foco e aos treinos para competir em piscina nos Jogos da Juventude, etapa nacional, de 13 a 28 de novembro, em João Pessoa (PB), além de demais competições ainda este ano.
E o ritmo de atleta é puxado. Junto com seu treinador, Eduardo Seeger, ela tem uma rotina de treinos das 5h20 até as 7h todos os dias, sendo que até quatro vezes por semana ela dobra o treino na piscina das 12h a 13h30. Treinamentos físicos três vezes na semana, e passadinha no Lira aos sábados e domingo para nadar, complementam a rotina da atleta que ainda estuda pela manhã e nas horas vagas se prepara para prestar concursos.
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.