Publicado em 27/10/2024
A ocorrência mobilizou seis viaturas, incluindo dois caminhões Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), um caminhão Auto Tanque (AT) com aproximadamente 12 mil litros d´água, duas ambulâncias Auto Socorro de Urgência (ASU) e uma viatura de comando com o Comandante de Área. Ao todo, 17 bombeiros militares e comunitários das guarnições do 1º BBM e 10º BBM trabalharam na ocorrência. Ao chegarem ao local, as equipes se depararam com um incêndio generalizado em uma residência mista (alvenaria e madeira) de aproximadamente 60 metros quadrados, com risco iminente de propagação para duas edificações adjacentes.
As guarnições realizaram um trabalho estratégico de combate às chamas, iniciando pela edificação central e posteriormente protegendo as residências laterais. Uma segunda frente de combate foi estabelecida pela rua dos fundos do terreno, onde outra equipe atuou para evitar a propagação do incêndio. Durante as operações, foi realizado um levantamento junto aos moradores, que indicou a possível presença de uma pessoa no interior do imóvel.
Durante o trabalho de rescaldo, após a remoção dos escombros do telhado que havia desabado, as equipes localizaram uma vítima fatal, uma senhora de aproximadamente 70 anos. O local foi preservado e entregue aos cuidados da Polícia Científica e da Polícia Militar para os procedimentos cabíveis.
O rápido tempo-resposta das guarnições e a atuação coordenada das equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram fundamentais para evitar que o incêndio se propagasse para outras edificações da região, minimizando os danos materiais e evitando novas vítimas. O CBMSC ressalta a importância da prevenção contra incêndio e do acionamento imediato do serviço de emergência através do número 193.
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Colabore com nosso jornalismo independente, contribuia!
Abra o APP de seu banco.