Publicado em 21/10/2024
Depois de largarem do último andar do Beiramar Shopping, descer 700 metros pelo estacionamento, percorrerem mais 2.000 metros no asfalto da avenida Beira-mar Norte e da rua Frei Caneca, os atletas encararam mais 2.300 metros de subida do Morro da Cruz - uma altimetria de 285 metros -, até o ponto de chegada, na sede da NDTV, eles aproveitaram o belo visual de 360º da Ilha de Santa Catarina e curtiram um show de música pop.
Consolidado no calendário de corridas da Capital e do Estado, o evento é uma prova que desafia a força física e psicológica dos atletas, mas que mais uma vez mostra que é um evento direcionado para todas as idades. Exemplo disso foi demonstrado pela corredora Eni Griss, que aos 73 anos e depois de passar por um tratamento doloroso contra um câncer na boca, conquistou ontem a medalha de nº 500. Ainda com os olhos marejados e bastante emocionada pelas homenagens dos amigos, ela disse estar muito feliz. "Ainda sigo fazendo tratamento. Sigo sentindo dores, mas a corrida me faz viver melhor, me faz sentir viva. É muito bom estar perto dos meus amigos e amigas que tanto me incentivam", contou ela, que também correu acompanhada de dois filhos.
Na outra ponta da idade, o paulista Daniel Garcia Nogueira, 20 anos, morador da Capital desde fevereiro, foi o primeiro colocado na prova. Ele fechou o percurso em pouco mais de 21 minutos. "Essa é a primeira vez que participo da prova e conquistei a vitória. Corre desde os três anos e meu pai é treinador de corrida. A corrida faz parte da minha vida", disse ele, que elogiou a organização, o percurso, os batedores e os pontos de água colocados em locais estratégicos.
No feminino, a vitória ficou com Susany Perardt, que se tornou bicampeã da prova. No sábado, ela havia vencido uma maratona (42k) com diversos tipos de solo: lama, montanha, asfalto..."Essa prova é sofrida, mas é boa. Larguei mais conservadora, porque ainda estava me recuperando da prova de sábado, mas logo no km 2 consegui aumentar a velocidade. A corrida encaixou. E aí, foi só comemorar", explicou ela, que disse que não tinha pretensão de vencer a prova deste ano. No ano passado, ela fechou a prova em 00:26:39 e este ano, aumentou em 3 segundos o tempo: 00:26:42.
A prova premiou também os três primeiros colocados nas categorias por idade, masculino e feminino. Todos os resultados estão disponíveis em chiprun.com.br/eventos/4-desafio-ugf-cardio-morro-da-cruz-2024
O evento é uma apresentação da UGF Cárdio, com patrocínio de Beiramar Shopping, Sescoop/sc, Areia Bronze, Bio Up e NDTV Record, apoio de mídia de Publicar, Master Brasil, Neooh, Ponto Z, Sinergy e Kallas, apoio da Unimed Grande Florianópolis, La Cave, Coltex, SUQ, Santa Rita, TUM, 048, Banana Brasil, Wickbold, New Millen, DaColonia, Yopp e Prefeitura/Secretaria e realização da Ponto Eventos.
Organização do evento é bastante elogiada
A resposta do público demonstrou porque a cada ano o evento se torna um dos mais esperados do calendário da Capital. Em relação a isso, a organização ficou muito satisfeita com o resultado do evento, que teve as inscrições - limitadas em 1.000 atletas - esgotadas. "Estamos muito felizes com o retorno dos atletas, que elogiaram a estrutura de largada e chegada, a sinalização e a segurança do percurso, a programação do evento, o kit, e o custo-benefício de participar do evento", ressaltou o CEO da Ponto Eventos, empresa organizadora do 4º Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz, Eduardo Marcondes.
Diretor regional do Grupo ND, Roberto Bertolin comemora a 4ª edição do evento. "Para nós é muito importante este evento, porque temos como filosofia de trabalho abraçar a cidade. E hoje nos sentimos abraçados por todos os corredores que participaram desta prova tão bacana. Ano que vem tem mais", avisou Bertolin.
Corredora diretamente da Espanha
Como em todos os anos, a prova reuniu atletas de diversos Estados brasileiros, e neste ano teve entre os participantes uma corredora vindo diretamente da Espanha. Nuria de Martin Gil trabalha uma empresa de energia renovável e veio passar seis meses em Florianópolis. Esta foi a primeira prova dela no Brasil. "Gostei do desafio de subir a corrida. Foi muito difícil, mas recompensador. Tive de caminhar em algumas partes da prova, mas é uma grande festa, o evento é incrível. Valeu muito a pena participar", contou.
Night Run Costão do Santinho abre inscrições
A maior corrida noturna do Sul do Brasil, a Night Run Costão do Santinho, também organizada pela Ponto Eventos, está com inscrições abertas. A prova será realizada no dia 8 de fevereiro de 2025, com largada no Costão do Santinho Resort, e terá percursos de 3,5k, 6k, 10k e 15k, além de corrida kids. O tema do próximo ano é "Fantasia", e só não pode ir fantasiado de corredor. As inscrições podem ser feitas no bit.ly/nightruncostaodosantinho2025.
Resultados 4º Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz
FEMININO - 5K
1º lugar - SUSANY PERARDT 00:26:42
2º lugar - LUANA DE QUADROS 00:29:21
3º lugar - EDILENE TEIXEIRA BOAVENTURA 00:29:38
4º lugar - GABRIELA PAULA SANTOS 00:29:29
5º lugar - JANINE MEDEIROS BELLOMO 00:30:18
6º lugar - MANUELLA MARIANO DE AVILA 00:31:35
7º lugar - GEOVANA FERREIRA 00:31:30
8º lugar - PAULA NUNES DO NASCIMENTO 00:31:38
9º lugar - PATRICIA MARIA AGOSTINHO 00:31:53
10º lugar - ALESSANDRA NAZARO 00:31:57
MASCULINO - 5K
1º lugar - DANIEL GARCIA NOGUEIRA 00:21:16
2º lugar - IZAIAS DORACI VIDAL 00:21:51
3º lugar - DYONATA REBELO SOARES 00:23:19
4º lugar - PAULO FAGUNDES 00:23:47
5º lugar - JORGE APOLONIO MAGALHAES OLIVEIRA 00:24:20
6º lugar - DIEGO RAFAEL CASAROTT MRONINSKI 00:24:37
7º lugar - RONALDO CARMO 00:24:48
8º lugar - ANDRE FABIANO DE SA DA SILVEIRA JUNIOR 00:24:58
9º lugar - LAECIO RODRIGUES LOPES 00:25:18
10º lugar - LEONARDO DE PAULA 00:25:51